Bloomberg — A Sony nomeou Hiroki Totoki como CEO, um selo de aprovação para a iniciativa do antigo chefe financeiro de expandir o alcance da empresa japonesa na área de entretenimento.
Juntamente com o CEO que deixa o cargo, Kenichiro Yoshida, Totoki ajudou a conduzir o conglomerado de tecnologia com sede em Tóquio a se concentrar no crescimento de suas ofertas de entretenimento.
Somente no ano passado, a empresa esteve na disputa por possíveis aquisições, da Paramount Global à editora doméstica Kadokawa.
Leia também: Sony tem alta de 50% das ações no ano, mas múltiplo segue distante de pares
Esse foco no conteúdo - que abrange jogos para PlayStation, anime, música e filmes - está aumentando a receita e o lucro da Sony. No trimestre encerrado em setembro, o lucro operacional cresceu 76% em meio à fraca demanda por seus componentes para smartphones e sensores de imagem, usados por empresas como a Apple e a Xiaomi.

Yoshida permanecerá como presidente do conselho, disse a Sony em um comunicado na quarta-feira. Hideaki Nishino será responsável pelo negócio de jogos e serviços de rede da empresa, enquanto Hermen Hulst supervisionará a divisão de estúdio de jogos. As mudanças, todas em vigor a partir de 1º de abril, fazem parte de uma nova estrutura de gestão destinada a garantir o crescimento da Sony a longo prazo, disse a empresa.
As ações da Sony subiram 3,8% em Tóquio, impulsionadas por uma reavaliação dos investimentos no setor de tecnologia nesta semana, à medida que aumentavam as dúvidas sobre os fabricantes de hardware de inteligência artificial.
Leia também: Sony negocia com Apollo oferta conjunta pela Paramount, dizem fontes
“Me sinto honrado e humilde por ter sido incumbido do importante papel de presidente e CEO. Ao mesmo tempo, estou ansioso para trabalhar como CEO com nossos aproximadamente 110.000 funcionários para evoluir ainda mais e fazer a Sony crescer”, disse Totoki, no comunicado.
Totoki havia assumido mais responsabilidades de liderança na Sony, sediada em Tóquio, dois anos antes, quando acrescentou os títulos de presidente e diretor de operações à sua função de diretor financeiro.
Ele faz os comentários da Sony nas teleconferências após os lucros de cada trimestre e conduziu a empresa durante um período difícil com a prolongada escassez de suprimentos de seu principal console, o PlayStation 5. Este ano, ele enfrenta a perspectiva de um novo concorrente para chamar a atenção dos jogadores com o novo Switch 2 da Nintendo.
Os ganhos recentes destacaram o poder de alguns títulos de sucesso - como o sucesso do videogame chinês - para influenciar o segmento de negócios PlayStation da Sony. Este ano, a empresa aguarda títulos de grande sucesso, incluindo os jogos da Capcom e da Rockstar Games.
Veja mais em bloomberg.com