Fundos de cripto renderam 40% em 2024. Mas o bitcoin deu três vezes esse retorno

Em ano de avanço para as criptomoedas, o índice que acompanha o desempenho de 130 hedge funds dedicados a elas indicou ganho que ficou distante do ativo digital mais conhecido

Por

Bloomberg — Durante um ótimo ano para as criptomoedas, os fundos hedge focados em ativos digitais, como esperado, também tiveram um desempenho positivo. No entanto muitos não se saíram tão bem quanto o token mais famoso do setor: o bitcoin.

No ano passado, diversos fundos hedge de criptomoedas registraram retornos de dois dígitos. O índice VisionTrack Composite, que acompanha o desempenho de 130 hedge funds dedicados a criptomoedas, subiu 40%, de acordo com dados fornecidos pela VisionTrack, da Galaxy.

Entretanto esses ganhos são insignificantes quando comparados com o avanço do bitcoin, que disparou 120% e ultrapassou o patamar de US$ 100.000 pela primeira vez na história.

Leia também: Trump prometeu apoiar mineração de bitcoin nos EUA. O desafio é baratear a energia

Muitos fundos hedge se esforçam para se diferenciar por meio de estratégias de investimento proprietárias ou inovadoras, que nem sempre incluem a compra do maior ativo digital. Isso significa que aqueles que não investiram em bitcoin perderam os retornos expressivos da moeda.

Investidores que buscavam exposição ao mercado de criptomoedas também gravitaram no ano passado em direção a fundos negociados em bolsa - os ETFs - fáceis de comercializar, com taxas baixas e que detêm o bitcoin no portfólio. Isso permitiu a esses investidores acesso ao mercado sem necessidade de estratégias com custos mais altos.

“2024 foi um ano desafiador para muitos fundos de criptomoedas porque foi um ano do Bitcoin e das memecoins — esses foram os melhores ativos, enquanto todo o resto ficou para trás”, disse David Kalk, fundador e diretor de investimentos da Reflexive Capital, que administra um fundo hedge que investe em bitcoin, entre outros ativos.

Superar o desempenho do bitcoin é desafiador para os fundos hedge de criptomoedas porque “é muito difícil cronometrar essas coisas”, afirmou David Jeong, CEO da Tread.fi, uma plataforma de negociação de criptomoeda algorítmica para operadores institucionais.

“No mundo dos hedge funds, drawdowns [quedas de ativos em relação a máximas] são bastante sensíveis, então você não pode estar sempre totalmente exposto por muito tempo. E os investidores têm caminhos alternativos para obter exposição à criptomoeda”, declarou Jeong.

Leia também: Brilho especulativo do bitcoin ainda depende das condições macro do mundo real

Desempenho dos fundos

Ainda assim, os fundos hedge focados em estratégias direcionais e quantitativas no setor de ativos digitais tiveram o melhor desempenho médio no ano passado, de acordo com dados da VisionTrack.

O índice VisionTrack Quant Directional subiu 53,7%, enquanto o VisionTrack Fundamental avançou 40,4% no mesmo período. O índice VisionTrack Market Neutral teve alta de cerca de 18,5%.

O fundo Alpha Liquid, da Galaxy Digital, subiu 76,6% em 2024, segundo uma pessoa familiarizada com o desempenho. Um representante da Galaxy não comentou sobre os retornos porque as informações não são públicas.

O fundo ProChain Master, de David Tawil, um veículo cripto de múltiplas estratégias lançado em 2018, teve alta de cerca de 70% no ano passado – após ter subido 80% em 2023 – graças a posições consideráveis em tokens maiores, incluindo o Bitcoin.

“Estamos tentando obter os melhores retornos ajustados ao risco e, francamente, neste último ano, claramente saímos no topo porque esses tokens de grande capitalização superaram significativamente o mercado de criptomoedas em geral”, disse Tawil. “Então, se você possuía altcoins, não teve um desempenho tão bom”.

Leia também: Verde, de Luis Stuhlberger, apostou em bitcoin antes de alta com vitória de Trump

Fundos de pesquisa fundamental e macro, que investem com alta convicção em criptoativos com base em pesquisas fundamentais sobre o token ou a blockchain, em geral tiveram um bom desempenho.

A Reflexive Capital, com sede em São Francisco, que administra um hedge fund de criptomoedas com viés de longo prazo, subiu 106% em retorno líquido em 2024, segundo uma pessoa familiarizada com o desempenho. Kalk, da Reflexive, não comentou sobre o desempenho de seu fundo.

O Tephra Digital Asset Fund, administrado pelos ex-veteranos de Wall Street Ryan Price e Raghav Chopra, entregou cerca de 100% em retorno bruto no fim de dezembro, comparado a 41% no ano anterior, conforme uma carta do fundo para investidores datada em 6 de janeiro, que foi vista pela Bloomberg News. Price e Chopra também não comentaram sobre a performance do fundo.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Por que a alta do bitcoin não está relacionada só com a volta de Trump