Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!
O atendimento ao consumidor tem sido apontado como um dos serviços que mais podem ser afetados pelo advento da Inteligência Artificial (IA) Generativa, com o potencial de substituição de atendentes humanos por agentes de IA com habilidades avançadas. Mas, para o CEO da Atento, uma das maiores empresas do setor no mundo, esse futuro distópico não se tornará realidade tão cedo.
À frente da empresa de call center de origem espanhola desde 2022, o executivo brasileiro Dimitrius Oliveira disse que que a tecnologia mudará o atendimento humano, mas não acabará com ele.
“Sempre acreditei em um processo híbrido. E, nas conversas com os clientes, nós temos percebido isso cada vez mais”, disse Oliveira em entrevista à Bloomberg Línea. “Existe uma camada de baixa complexidade, informacional e transacional mais simples, que a tecnologia vai automatizar 80%. Nunca será 100% porque entram questões culturais e regulatórias. E essa é uma fatia que movimenta de 20% a 30% de toda a indústria”, completou.
De acordo com o executivo, que trabalha na Atento desde 2018, a companhia está em conversas para a criação de interfaces conversacionais com uso de IA com clientes que representam cerca de 50% da receita do negócio.
⇒ Leia mais: Fim do call center humano? Para Atento, IA demanda talentos mais qualificados
No radar dos mercados
As ações europeias operam perto da estabilidade nesta terça (7), à medida que a atenção dos investidores se volta para os dados de inflação da região e suas implicações para o caminho das taxas de juros do BCE.
- Chinesas na mira dos EUA. O Pentágono incluiu a Tencent e a Contemporary Amperex Technology (CATL) em em uma lista que classificou várias empresas chinesas como entidades militares. As ações da Tencent caíram 8% em Hong Kong, o que levou a sua maior queda desde outubro.
- Microsoft eleva aposta na Índia. A empresa planeja investir US$ 3 bilhões para expandir suas capacidades de computação em nuvem e inteligência artificial no país para impulsionar sua receita. O CEO Satya Nadella anunciou o investimento na terça e não especificou um prazo para o desembolso.
- Husk Power planeja captação. A maior operadora de mini-redes solares do mundo quer levantar US$ 400 mi em dívida e capital próprio este ano, enquanto expande suas operações na Índia e na África. A captação deve ocorrer antes de uma oferta pública inicial planejada para 2027.
→ Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje
🔘 As bolsas ontem (06/01): Dow Jones Industrials (-0,06%), S&P 500 (+0,55%), Nasdaq Composite (+1,24%), Stoxx 600 (+0,95%), Ibovespa (+1,26%)
LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →
🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →
Destaques da Bloomberg Línea:
• BTG Pactual está perto de comprar a unidade do Julius Baer no Brasil, diz fonte
• Petróleo se torna a principal exportação do Brasil e desafia agenda ambiental de Lula
• Emissões de dívida em dólar da América Latina podem perder força com Trump e Fed
→ E mais na versão e-mail do Breakfast:
• Também é importante: Bloqueio do TikTok nos EUA desafia influencers e cria risco de multas para big techs | LG Electronics acerta parceria com Microsoft para casa inteligente com IA
• Opinião Bloomberg: Elon Musk teve um ótimo ano em 2024. A vendas de carros da Tesla, nem tanto
• Para não ficar de fora: Sob pressão, Justin Trudeau anuncia renúncia ao cargo de primeiro-ministro do Canadá
⇒ Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.