Bloomberg Línea — As agências bancárias terão na próxima segunda-feira, 30 de dezembro, o último dia de expediente do ano de 2024 para a realização de operações como pagamentos e transferências.
O horário de funcionamento será o tradicional em dias úteis comum: das 10h às 16h da tarde, exceto casos pontuais de determinados bancos ou agências.
As informações são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Na terça-feira, 31 de dezembro, não haverá expediente bancário. Isso significa que compensações bancárias não serão efetivadas se realizadas nesse dia pelos correntistas. No dia seguinte, dia 1 de janeiro de 2025, tampouco haverá expediente bancário por causa do feriado da Confraternização Universal.
Nesse primeiro dia do ano novo, as compensações bancárias também não serão efetivadas. Somente o Pix, que funciona 24 horas todos os dias da semana, incluindo feriados, poderá ser realizado.
Leia mais: IPVA 2025: consulta, desconto e valores para o estado de São Paulo
As instituições financeiras só voltarão a funcionar normalmente na quinta-feira da próxima semana, dia 2 de janeiro de 2025.
Contas de consumo como as de água, energia e telefone, com vencimento nos dias em que não há compensação bancária, no caso 31 de dezembro de 2024 e 1 de janeiro de 2025, poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte, em 2 de janeiro.
“No caso dos tributos e impostos, caso vençam no feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa”, informou a Febraban.
A Federação Brasileira de Bancos orienta aos correntistas e ao público em geral a utilizar meios eletrônicos como uma alternativa prática e segura nesses dois dias de agências fechadas.
Os clientes podem eventualmente usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, desde que haja certeza de segurança, e os canais digitais de celulares e computadores, dos para a realização de transferências e pagamento de contas e demais serviços.
- Com informações da Agência Brasil.