Breakfast

A aposta de longo prazo da Honda

Também no Breakfast: Gestoras de FIIs temem aumento da inadimplência | Prosus mira plataforma de lifestyle com 100 milhões de clientes | Depois do Canal do Panamá, Trump mira agora a Groelândia

24 de Dezembro, 2024 | 06:01 AM
Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

A Honda Motor esboçou planos para um acordo de longo prazo que equivale a uma aquisição da Nissan Motor em tudo, exceto no nome, enquanto duas das maiores montadoras japonesas lutam para se manterem competitivas em um setor automotivo global cada vez mais disputado.

O acordo básico para a criação de uma holding conjunta, anunciado na segunda-feira (23), terá como objetivo a formação de uma holding com ações listadas na Bolsa de Tóquio em agosto de 2026.

Embora seus executivos tenham chamado a transação de uma fusão, a Honda assumirá a liderança na formação da nova entidade e indicará a maioria do conselho. Suas ações subiram 12% nesta terça em Tóquio. A Mitsubishi Motors, parceira da Nissan, também poderá participar do acordo.

PUBLICIDADE

O CEO da Honda, Toshihiro Mibe, falou sobre o nível de dificuldade que as empresas terão pela frente quando explicou, durante uma entrevista coletiva, que o objetivo de ambas é serem competitivas até 2030.

“As sinergias da fusão da Honda e da Nissan levarão tempo para surgir se o acordo for concluído em 2025″, disse Tatsuo Yoshida, analista sênior do setor da Bloomberg Intelligence.

Leia mais: Honda faz aposta com aquisição da Nissan, de olho em resultados de longo prazo

Honda Dealership Ahead of Merger Agreement Announcement

No radar dos mercados

As ações chinesas subiram nesta terça-feira (24) em pregão com baixa liquidez que antecede o Natal no Ocidente, impulsionadas por um rali de empresas de tecnologia. As ações europeias subiam, enquanto os futuros dos EUA apresentavam pouca variação - NYSE e Nasdaq fecham às 13h locais.

- Boom de M&As com Trump. Essa é a expectativa do CEO do Mizuho, Masahiro Kihara, em entrevista à Bloomberg News. O terceiro maior banco do Japão está de olho em se expandir na assessoria a fusões e aquisições nos EUA e em outras regiões.

- Crise na Coreia do Sul. A oposição disse que vai pedir o impeachment do primeiro-ministro, e atual presidente em exercício, Han Duck-soo, depois que ele teria se recusado a promulgar projetos de lei que abrem caminho para a investigação do presidente Yoon Suk Yeol.

- Wi-fi em voos. A IAG, holding que reúne British Airways e Iberia, disse que negocia com a Starlink e com a Kuiper, da Amazon, para oferecer o serviço de acesso à internet via satélite em suas viagens.

Veja os indicadores dos mercados globais nesta manhã de terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

🔘 As bolsas ontem (23/12): Dow Jones Industrials (+0,18%), S&P 500 (+0,65%), Nasdaq Composite (+0,86%), Stoxx 600 (+0,18%), Ibovespa (-1,01%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Prosus, liderada por Fabricio Bloisi, acerta compra da Decolar por US$ 1,7 bilhão

Gestores de FIIs estão pessimistas (e mais seletivos) para 2025, revela pesquisa

M&A de impressoras: Xerox vai comprar Lexmark por US$ 1,5 bi de olho em sinergias

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Tesla, Meta e Broadcom perdem peso no Nasdaq 100 após alta de outras big techs | Trump diz que comprar a Groenlândia é uma necessidade para a segurança dos EUA

• Opinião Bloomberg: Bomba-relógio fiscal será o maior desafio da América Latina em 2025

• Para não ficar de fora: Remédio da Eli Lilly contra obesidade é o primeiro aprovado para apneia do sono

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor, Brasil), Daniel Buarque (Editor-assistente, Brasil) e Naiara Albuquerque (Editora-assistente, Brasil)