Bloomberg Línea — A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) divulgou os valores venais dos veículos que servirão de base para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2025.
Os dados fazem parte de pesquisa encomendada à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Segundo informações no site da secretaria, o levantamento da Fipe é referente a 13.087 modelos e versões de veículos de todas as marcas. E teve como base os preços de venda praticados no comércio em setembro de 2024.
Haverá aumento do IPVA?
Os valores de mercado apresentaram queda nominal média de 0,57% na comparação com o mesmo período de 2023. A inflação ao consumidor no país medida pelo IPCA, do IBGE, deve encerrar o ano em 4,89%, segundo a mediana das estimativas de mercado do último boletim Focus.
Leia mais: Conheça as 100 Pessoas Inovadoras da América Latina em 2024
Foi identificada maior queda de preços de venda para camionetes e utilitários, que apresentam recuo de 3,55% na comparação com 2023 - no estado de São Paulo. Os automóveis tiveram queda de 1,97%, enquanto ônibus e micro-ônibus apresentaram redução de 0,75%.
A pesquisa da Fipe, por outro lado, identificou valorização de preços de motos e similares, com aumento de 4,08% na comparação com 2023. Os valores de venda de caminhões também subiram e fecharam 2,69% acima do apurado no ano anterior.
De acordo com informações da Sefaz-SP, a frota total no Estado de São Paulo é de cerca de 29,4 milhões de veículos. Desse contingente, 19 milhões estão sujeitos à cobrança do IPVA, enquanto 9,4 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.
Qual o calendário do IPVA?
O pagamento do IPVA de 2025 deverá ser efetuado a partir de 13 de janeiro (segunda-feira) para proprietários de veículos leves com final de placa 1; e assim por diante nos dias úteis subsequentes até 24 de janeiro (sexta-feira da semana seguinte), tanto para quitação em cota única com desconto como da primeira parcela para quem preferir dividir o valor devido em cinco vezes.
Para efetuar o pagamento do IPVA 2025, bastará ao contribuinte utilizar a rede bancária credenciada, de posse do número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor).
Os contribuintes podem pagar o imposto em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou pagar integralmente em fevereiro, sem desconto.
E também terão a opção tradicional de parcelar o tributo em até cinco vezes (com pagamento nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio), de acordo com o final da placa do veículo.
É possível pagar pela internet ou por meio de débito agendado, em terminais de autoatendimento ou em outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito nas empresas credenciadas à Sefaz-SP.
Veja abaixo as datas de pagamento para o mês de janeiro:
- Placa final 1: dia 13 de janeiro (segunda-feira)
- Placa final 2: dia 14 de janeiro (terça)
- Placa final 3: dia 15 de janeiro (quarta)
- Placa final 4: dia 16 de janeiro (quinta)
- Placa final 5: dia 17 de janeiro (sexta)
- Placa final 6: dia 20 de janeiro (segunda)
- Placa final 7: dia 21 de janeiro (terça)
- Placa final 8: dia 22 de janeiro (quarta)
- Placa final 9: dia 23 de janeiro (quinta)
- Placa final 0: dia 24 de janeiro (sexta)
Para quem decidir pagar em cinco parcelas, os pagamentos nos meses subsequentes serão nos mesmos dias, de 11 a 24, mas em dias da semana distintos entre fevereiro e maio.
- Com informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.
Leia também
Teve o carro roubado ou furtado em SP? Saiba como receber o IPVA de volta