Bloomberg Línea — A edição 2024 da lista das 100 Pessoas Inovadoras da América Latina, publicada pela Bloomberg Línea, destaca o protagonismo de profissionais brasileiros no cenário da inovação regional e mundial.
Com 45 nomes na lista, o país apresenta líderes e empreendedores de diferentes setores, de tecnologia e saúde às ciências e ao tema da sustentabilidade climática.
Dos brasileiros selecionados neste ano, 31 aparecem na lista pela primeira vez.
Entre os destaques está Lívia Chanes, CEO do Nubank no Brasil. Sob sua liderança, o banco digital tem diversificado a sua atuação de olho na demanda de consumidores com soluções como uma conta global e um serviço de telefonia móvel que pretende disruptar um mercado dominado historicamente por operadoras de telecom - com a oferta de planos mais flexíveis e maior transparência.
Fabricio Bloisi, CEO da Prosus, tem levado a mentalidade de inovação com foco em IA (Inteligência Artificial) e a capacidade de execução em um dos maiores grupos de investimento em tecnologia do mundo.
Outra inovação vem da engenheira biomédica Duda Franklin, fundadora da Orby, uma startup que desenvolve dispositivos para reabilitação motora com tecnologia de neuromodulação. Seu trabalho promete ampliar as opções de tratamento de pessoas que sofreram perda de mobilidade.
Acesse aqui a lista dos 100 Inovadores de 2024 da Bloomberg Línea
A lista também ressalta os nomes de brasileiros que têm contribuído para a inclusão financeira e o aumento da concorrência do setor. Entre eles está Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, que encerra seu mandato neste mês depois de ter consolidado o Pix e o Open Finance em sua gestão, que se tornaram cases de sucesso com amplo alcance.
Na educação, Maira Habimorad, CEO do Inteli, comanda uma instituição considerada inovadora com foco em formar profissionais com capacidades de liderança e amplos conhecimentos de tecnologias emergentes, no método de aprendizado com base em projetos.
No empreendedorismo sustentável, Isabela Chusid, fundadora da Linus, se destacou ao criar uma marca de sandálias ecológicas e veganas que tem crescido para além do nicho, o que mostra como o design pode aliar conforto e responsabilidade ambiental e atender públicos maiores.
Também na área de Inteligência Artificial, o Brasil tem empreendedores notáveis como João Moura, da CrewAI, e Daniel de Freitas, da Character.AI, que são exemplos do impacto brasileiro no desenvolvimento dessa tecnologia com reconhecimento e alcance mundial.
Leia mais: Conheça as 500 pessoas mais influentes da América Latina e do Caribe de 2024
Luana Lopes Lara, cofundadora da plataforma Kalshi, tem se destacado no mercado de predição nos Estados Unidos, que combina inovação e impacto econômico. E Manoela Mitchell, cofundadora e CEO da Pipo Saúde, trabalha para facilitar por meio de soluções de tecnologia a gestão de benefícios de saúde para empresas e colaboradores, com ganho de eficiência e redução dos custos.
No campo da saúde está também a cientista Marcella Regina Cardoso, que obteve reconhecimento internacional por sua pesquisa sobre os mecanismos usados pelo Sars-Cov-2 para driblar o sistema imunológico, publicada na prestigiada revista Cell em 2024.
Entre grandes empresas brasileiras, destaque para Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil, que tem sido uma voz ativa na defesa da diversidade e do papel das mulheres nas grandes empresas e no uso desses critérios para concessão de crédito e fechamento de contratos com fornecedores.
E também Artur Grynbaum, vice-presidente do conselho do Grupo Boticário, conhecido por sua contribuição significativa em um dos grupos que se tornaram referência em reinvenção e inovação.
Com esses e outros nomes selecionados, a presença brasileira na lista deste ano é um lembrete do talento e da criatividade que posicionam o país como um líder global e regional e mostram como a inovação continua sendo uma ferramenta essencial para moldar o futuro da região.
Além do Brasil, a lista da Bloomberg Línea traz também nomes de destaques de 18 países da região, entre eles México, Argentina, Colômbia, Chile e Peru.
A distribuição dos inovadores reflete a diversidade econômica da região, com uma representação proporcional ao PIB de cada país.
Metodologia
O processo de seleção das 100 Pessoas Inovadoras da América Latina em 2024, liderado pela equipe editorial da Bloomberg Línea, teve como base a identificação de grandes casos de sucesso em inovação, com impacto para milhares e até milhões de pessoas e o rompimento do status quo.
Em todos os casos, foi avaliado o impacto desses inovadores em abrir as portas para a criação de novos empregos na era digital, bem como em inspirar as novas gerações a buscar ideias que contribuam para o desenvolvimento e o posicionamento global dos países da região.
Como outras listas da Bloomberg Línea, a das 100 Pessoas Inovadores da América Latina não se trata de um ranking com critérios meramente quantitativos e é atualizada anualmente, conforme surjam novos grandes protagonistas da inovação e da criatividade nos países da região.
Leia também