Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!
Uma das big techs mais tradicionais do Vale do Silício, a Oracle tem executado um plano para se tornar mais atraente para a indústria de startups e empresas de alto crescimento no Brasil e na América Latina.
O principal desafio é mostrar a sua capacidade de reinvenção e agregar tecnologias como machine learning e IA, cloud e big data e análise de dados para potencializar o crescimento dos negócios de startups.
“A Oracle nunca esteve tão perto de startups e de empresas de tecnologia”, afirmou Leandro Vieira, VP para empresas de IA e High Tech da Oracle para a América Latina, em entrevista à Bloomberg Línea.
A empresa adota como trunfo uma parceria com a OpenAI, do ChatGPT. A startup roda os seus modelos, em parte, na Oracle como resultado de uma relação de negócios construída há alguns anos com a Microsoft, a maior investidora da empresa cofundada por Sam Altman.
⇒ Leia mais: Como a Oracle tem atraído startups em LatAm como clientes na nova era de IA
No radar dos mercados
As ações na Europa acompanham as bolsas asiáticas e operam em queda no início da manhã desta terça-feira (10). O movimento acontece à medida que o entusiasmo com a mais recente promessa de estímulo da China diminuiu.
- Investimentos em baterias. A Stellantis e a CATL, da China, planejam investir cerca de US$ 4,3 bilhões para construir uma nova fábrica na Espanha dedicada à produção de baterias para elétricos. A produção começará até o final de 2026, de acordo com um comunicado divulgado pelas empresas.
- Xiaomi acirra disputa em elétricos. A chinesa anunciou o YU7, um SUV esportivo totalmente elétrico que planeja lançar durante o verão de 2025, o que intensifica seus esforços para competir com a Tesla e a BYD. O carro terá uma potência máxima de 220 kW ou 288 kW.
- Síria no alvo de novas tensões. Israel intensificou os ataques a alvos militares na Síria e enviou novas tropas ao país nesta terça (10). Os principais alvos foram armazéns e depósitos de armas - a ofensiva eleva o total de ataques aéreos israelenses nos últimos dois dias para ao menos 310.
→ Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje
🔘 As bolsas ontem (09/12): Dow Jones Industrials (-0,54%), S&P 500 (-0,63%), Nasdaq Composite (-0,60%), Stoxx 600 (+0,14%), Ibovespa (+1,00%)
LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →
🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →
Destaques da Bloomberg Línea:
• Presidente Lula está internado na UTI após cirurgia de emergência no cérebro
• Azzas 2154 vai encerrar marcas Alme, Dzarm, Reversa e Simples e avalia outras três
• Com câmbio recorde e incerteza fiscal, mercado prevê alta de até 1 ponto da Selic
→ E mais na versão e-mail do Breakfast:
• Também é importante: Mondelez estuda comprar a Hershey para criar gigante do setor, dizem fontes | Fusão Omnicom-Interpublic altera cenário da publicidade com maior agência do mundo
• Opinião Bloomberg: Poder das mulheres na economia e na cultura segue em alta apesar dos críticos
• Para não ficar de fora: Google revela novo super computador quântico. O desafio: buscar um caso de uso
⇒ Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.