Microsoft: Tania Cosentino vai liderar área em LatAm, e Priscyla Laham assume o país

Presidente da big tech no Brasil desde 2019, Cosentino será a partir de janeiro a nova general manager de Vendas da área de Segurança para a região

Tania Cosentino (à esq.), que assume como general manager especializada em Vendas para o Setor de Segurança da Microsoft América Latina, e Priscyla Laham, nova presidente da Microsoft Brasil (Foto: Divulgação)
Por Bloomberg Línea
03 de Dezembro, 2024 | 08:21 PM

Bloomberg Línea — A Microsoft decidiu promover mudanças importantes em sua liderança para o Brasil e a América Latina, segundo comunicado ao mercado nesta terça-feira (3).

Tania Cosentino, que liderava a Microsoft Brasil desde janeiro de 2019, assume em 1º de janeiro de 2025 como general manager (VP) de Vendas para o setor de Segurança da Microsoft América Latina; a presidência da Microsoft Brasil, por sua vez, passa a ser ocupada por Priscyla Laham.

PUBLICIDADE

“Acredito firmemente que sua ampla experiência [de Tania Cosentino] em gestão contribuirá significativamente para fortalecer o setor de segurança na região, que continua sendo uma prioridade máxima para nossa empresa”, disse Tito Arciniega, presidente da Microsoft América Latina, em comunicado.

No fim de setembro, em evento que contou com a presença do CEO global, Satya Nadella, a Microsoft anunciou um investimento de R$ 14,7 bilhões no país em três anos para expandir a infraestrutura de nuvem e data center, ambas relacionadas a IA, além da capacitação de 5 milhões de pessoas.

Leia mais: Microsoft prevê investir R$ 14,7 bi no Brasil para crescer em nuvem e data center

PUBLICIDADE

Cosentino é considerada uma das 500 Pessoas Mais Influentes da América Latina, segundo levantamento conduzido pela equipe editorial da Bloomberg Línea.

“A região tem um enorme potencial de crescimento de adoção de IA [Inteligência Artificial] e serviços em nuvem e, para que essas tecnologias realmente elevem o potencial humano, elas devem, em primeira instância, serem seguras. Com o cenário de ameaças em constante evolução, a segurança deve ser a prioridade de todas as organizações”, disse Cosentino em comunicado.

Em post em seu perfil no LinkedIn, a executiva comentou sobre o seu período de quase seis anos à frente da Microsoft no Brasil, egressa do comando da Schneider Electric.

PUBLICIDADE

“Quando cheguei à Microsoft, tinha o objetivo de aumentar meu impacto e devolver à sociedade um pouco do tanto que recebi. Ao olhar para trás, vejo o legado que construí durante esse período, juntamente com uma equipe talentosa e incansável”, escreveu.

“Para citar apenas dois projetos, criamos o programa Women Entrepreneurship (WE) para fortalecer o empreendedorismo feminino em startups de base tecnológica e lançamos o plano Microsoft Mais Brasil, para impulsionar iniciativas que utilizam a tecnologia como motor do desenvolvimento econômico sustentável do nosso país”, completou a nova VP de Vendas em Segurança para LatAm.

Segundo a Microsoft, Priscyla Laham, por sua vez, é uma executiva com mais de 25 anos de experiência nas áreas de tecnologia, eletrônicos de consumo e serviços online, atuando em diferentes posições de marketing, vendas, parcerias e produto.

PUBLICIDADE

Leia mais: Microsoft lança agentes de IA para empresas e acirra disputa com Salesforce

“Estamos vivenciando um momento único, em que a adoção da Inteligência Artificial e o uso de plataformas em nuvem são decisivas no caminho para o crescimento e prosperidade inclusiva do país”, disse Laham em comunicado.

Desde julho de 2023, a executiva atuava como vice-presidente de parcerias de ISV (Fornecedor Independente de Software, na sigla em inglês) para a Microsoft Américas, liderando os times do Canadá, da América Latina e dos Estados Unidos.

Laham tem 14 anos de experiência na Microsoft, segundo comunicado da empresa, e ocupou cargos nos Estados Unidos, na Argentina e no Uruguai. E atuou como diretora de Vendas no Facebook/Meta antes de retornar à Microsoft em 2017 como VP de Vendas para o setor de Consumo.

“Priscyla traz consigo uma vasta experiência em vários segmentos da Microsoft. Tenho certeza de que sua ampla visão dos negócios e operações será fundamental para o nosso crescimento no Brasil”, afirmou o presidente da Microsoft América Latina em nota.

Leia também

Casa de Negócios: O que a Microsoft procura nos profissionais, segundo a presidente no Brasil

Fim de uma era: Pat Gelsinger deixa o comando da Intel ante desafios persistentes

De Luiza Trajano a Tania Cosentino: mulheres lideram em reputação, diz consultoria