Conteúdo Patrocinado

Dia do Empreendedorismo Feminino: conheça as histórias de mulheres que transformaram desafios em conquistas

[BRANDED CONTENT] STONE IMAGE
Oferecido por:
Stone
19 de Novembro, 2024 | 08:56 AM
Tempo de leitura: 5 minutos

Hoje, 19 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014 e hoje é comemorada em mais de 153 países, com o objetivo de promover e apoiar a participação feminina no mercado empresarial, incentivando a criação de negócios liderados por mulheres. No Brasil, em 2024, temos mais de 10 milhões de empreendedoras, aproximadamente 34% do total de empreendedores do país, segundo dados do Sebrae.

Entre elas está a Vilmara Lisley Neves de Morais, uma mulher que deixou seu lar em Picuí, na Paraíba, em 2022, para tentar uma nova história em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Em 2023, ela decidiu empreender no setor da gastronomia nordestina, com o “Oxente Carioca”, idealizado para mostrar os sabores autênticos de sua região e compartilhar essa herança cultural nordestina por meio da sua marca.

Além de empreendedora, Vilmara também é esposa e mãe de três filhos, sendo dois deles, assim como seu marido, diagnosticados com condições atípicas. Para conciliar os cuidados com a família, Vilmara passou a cozinhar durante a madrugada e vender as refeições pelas redes sociais. Nesse processo, poder contar com o apoio de parcerias - tanto empresariais quanto pessoais - foi muito importante para o sucesso do seu projeto, e a Stone foi uma delas.

“Graças às diversas soluções de pagamento, como débito, crédito e PIX, conseguimos atender nossos clientes de forma prática e ágil, ampliando nossa atuação no mercado. A tecnologia rápida e o atendimento eficiente da Stone, tanto para trocas de maquininhas quanto no suporte técnico no aplicativo, nos dão segurança e tranquilidade para operar no dia a dia. Além disso, as taxas da Stone são as melhores do mercado. Trabalhar com parceiros confiáveis, como a Stone, possibilita que nossa empresa continue crescendo e me permite, como mulher empreendedora, seguir impulsionando esse negócio com confiança,” comenta Vilmara.

Vilmara contou não apenas com o apoio da Stone, mas também com o “Projeto Mulher Potência Empreendedora”, do Instituto da Providência - parceiro do Instituto Stone - onde encontrou acolhimento e suporte para impulsionar seu lado empreendedora. O projeto forneceu a ela um “recurso semente” de R$1,500,00, que possibilitou a compra de equipamentos, como um freezer e um forno, melhorando o armazenamento e a eficiência da produção. Essa assistência permitiu que ela organizasse o estoque para vendas, tornando a rotina mais prática.

O empreendedorismo trouxe uma transformação positiva para Vilmara, com mais autonomia para suprir as necessidades da sua família e garantir melhores condições de vida. “Não podia sair de casa para trabalhar, nossa renda era muito baixa, ou seja, quase zero, ficava impossível manter os recursos básicos de um café da manhã, por exemplo, e ser empreendedora deu mais qualidade de vida aos meus filhos. Consigo trabalhar de casa e aqui não falta mais o café da manhã”, comenta.

O empreendedorismo nunca sai de moda

Outra mulher que transformou sua história por meio do empreendedorismo foi Marilda Malanchino. Com mais de 30 anos de experiência no mercado de moda, ela decidiu abrir sua própria loja de roupas femininas, a “SP Mais Store”, após ser demitida do emprego. Apesar de sua experiência no segmento, ela precisou de alguém para otimizar a gestão financeira do negócio. Foi então que ela convidou sua irmã gêmea, Mariza, que já tinha expertise em finanças, para caminhar ao seu lado na jornada empreendedora e assumir a área.

A loja, que foi inaugurada há 7 anos, enfrentou os desafios comuns do setor, como os períodos de sazonalidade. Com a pandemia, chegaram outras dificuldades inesperadas que impulsionaram as irmãs para a reinvenção do negócio. Para manter o fluxo de caixa e realizar os pagamentos aos fornecedores, elas utilizaram soluções financeiras flexíveis, como os empréstimos da Stone.

Além dos empréstimos, as irmãs utilizam a antecipação de recebíveis que apoia os varejistas viabilizando as vendas a prazo de forma simples, ágil e com liquidez imediata. Para ampliar esse recurso, no ano passado, a Stone obteve um compromisso de financiamento com a United States International Development Finance Corporation (DFC), agência do governo dos Estados Unidos. O foco da linha de financiamento está direcionado ao apoio a empresas lideradas por mulheres ou com representação majoritária de mulheres em sua força de trabalho. Esse capital de giro ajuda os micro, pequenos e médios negócios, que usam a solução para otimizar o fluxo de caixa, flexibilidade financeira, melhoria na gestão e redução do risco de inadimplência.

Hoje, o produto de crédito mais utilizado pelas irmãs é o Giro Fácil, que permite a amortização das parcelas com os recebíveis gerados pelas vendas, adaptando o pagamento ao ritmo de receitas da loja. Mariza destaca a praticidade do processo: “Você vai pagando sem sentir. Quando chega a data de vencimento do empréstimo, você já pagou”, explica Mariza.

O fácil acesso ao crédito, por meio do aplicativo da Stone, e a transparência das taxas também são pontos positivos para Mariza. Ela fala que, em momentos de emergência financeira, ela pôde contar com o limite disponível, garantindo a continuidade das operações sem surpresas negativas. “A meta é seguir com atenção e não dar um passo maior que nossas pernas. O Brasil está enfrentando muitos desafios, somos cautelosas, vivemos uma luta diária”, comenta.

Empreendedorismo de impacto social

O empreendedorismo, além de fortalecer a economia, tem um impacto social muito grande, especialmente no caso de mulheres como Marilda, Mariza e Vilmara. Mais do que negócios, se trata de inspiração, de geração de oportunidades e da promoção da autonomia feminina. Cada iniciativa liderada por mulheres contribui para uma sociedade mais inclusiva e fortalece o papel feminino no desenvolvimento econômico e social. É o que explica Carolina da Costa, Diretora de Impacto e Sustentabilidade na StoneCo.

“É enriquecedor conhecer as histórias de mulheres que estão, cada vez mais, assumindo o controle de sua renda e transformando suas realidades. É nesse processo que a Stone pode contribuir, com as diversas soluções financeiras e de gestão disponíveis, apoiando essas empreendedoras a impulsionarem seus negócios e, consequentemente, seu futuro. Estamos comprometidos em fornecer as ferramentas necessárias para que essas e tantas outras mulheres possam crescer e superar desafios”, finaliza.

PUBLICIDADE