Em cerco a investidores, Reino Unido amplia imposto sobre ganho de capital

Chanceler do Tesouro, Rachel Reeves, anunciou um orçamento que prevê o maior aumento de tributação em pelo menos 30 anos; alíquota para private equity subiu de 28% para 32%

Por

Bloomberg — Gestoras de private equity do Reino Unido terão que pagar 32% de imposto sobre seus ganhos a partir de abril de 2025, disse a chanceler do Tesouro, Rachel Reeves.

O percentual representa um aumento em comparação com a alíquota de 28% do imposto sobre ganhos de capital que pagam atualmente com a venda de ativos.

Haverá mais mudanças no regime de juros a partir de abril de 2026, para torná-lo “mais simples, mais justo e mais bem direcionado”, disse Reeves em seu discurso nesta quarta-feira (30).

Reeves disse que pretende aumentar os impostos do Reino Unido em £ 40 bilhões (cerca de R$ 300 bilhões) e definiu planos para cobrir um rombo fiscal que, segundo ela, foi deixado pelo governo do Partido Conservador anterior. E para cumprir a promessa eleitoral do Partido Trabalhista de iniciar uma década de renovação nacional.

Leia mais: Sucessores: mudanças tributárias demandam atenção crescente das famílias

Novo orçamento

Em um momento decisivo tanto para Reeves quanto para o novo primeiro-ministro Keir Starmer, a Chanceler do Tesouro anunciou um orçamento terá o maior aumento de impostos em pelo menos 30 anos - quando o ex-chanceler conservador Norman Lamont também tentava restaurar a estabilidade econômica.

“A escala e a gravidade da situação que herdamos não podem ser subestimadas”, disse Reeves na Câmara dos Comuns na quarta-feira (30), a primeira mulher chanceler a apresentar um orçamento nos 800 anos de história da função.

“Qualquer chanceler que estivesse aqui hoje enfrentaria essa realidade, e qualquer chanceler responsável tomaria providências. É por isso que hoje estou restaurando a estabilidade de nossas finanças públicas e reconstruindo nossos serviços públicos.”

Em uma medida considerada importante, Reeves aumentou o imposto sobre a folha de pagamento do seguro nacional para empresas em 1,2 ponto percentual, para 15% a partir de abril de 2025, além de reduzir o limite no qual as empresas começam a pagar o imposto.

Ela disse que isso arrecadaria £ 25 bilhões até o final do Parlamento. Reeves também decidiu congelar o imposto sobre combustíveis, além de anunciar um aumento no salário mínimo.

Leia mais: No UBS, lucro é quase o dobro do previsto, mas geopolítica e juros turvam o cenário

Ela encerrou inesperadamente o congelamento dos limites do imposto de renda introduzido pelos conservadores e surpreendeu muitos observadores ao manter o congelamento do imposto sobre combustíveis.

Reeves também alterou a medida da dívida visada pelo governo para sua outra regra fiscal - que exige que a dívida diminua como parcela da economia - para dar a si mesma espaço para tomar emprestado até £ 70 bilhões extras para investimento durante o mandato do Partido Trabalhista.

O governo agora terá como alvo os passivos financeiros líquidos do setor público em vez da dívida líquida, anunciou ela.

Veja mais em Bloomberg.com