Breakfast

‘Momentum’ para emergentes

Também no Breakfast: O ‘teste de fogo’ do novo CEO da Boeing | Warren Buffett amplia venda de ações do BofA | As melhores cidades para nômades digitais

02 de Setembro, 2024 | 07:13 AM
Tempo de leitura: 3 minutos

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

Gestoras globais com melhor performance na negociação de títulos de mercados emergentes têm recalibrado as suas posições, dado que o corte mais esperado em décadas da taxa de juros dos EUA representa um novo ímpeto a uma classe de ativos atingida por quase US$ 15 bilhões em saídas neste ano.

Esses investidores institucionais, desde a Pimco (Pacific Investment Management Co.) até a Neuberger Berman e a Grantham Mayo Van Otterloo & Co., estão de olho à dívida em moeda local e em histórias de reformas selecionadas de países como Equador e Argentina, que, segundo eles, são os que mais se beneficiam do impulso que os cortes do Fed devem proporcionar aos ativos de risco.

Os mercados emergentes têm sido afetados pela volatilidade, uma vez que a incerteza econômica global e os conflitos regionais perturbam as previsões. Mais recentemente, investidores ficaram em dúvida após a queda do peso mexicano no pós-eleições e as oscilações bruscas do real brasileiro, em meio a uma combinação de problemas locais dos países e a reversão das posições globais de carry trade.

PUBLICIDADE

Mesmo assim, os fundos da GMO, da Neuberger e da Pimco superaram mais de 90% de seus pares no último ano, com um retorno de mais de 16%. Essas gestoras conseguiram esse desempenho, em parte, ao surfar em cima de ganhos substanciais das notas soberanas latino-americanas high yield neste ano.

Leia mais: Gestoras globais veem ‘momento’ para títulos de emergentes ante corte do Fed

Vista aérea da região da região da Berrini em São Paulo: perspectiva de aumento de fluxo de capital para emergentes como o Brasil (Foto: Paulo Fridman/Bloomberg)

No radar dos mercados

As ações globais começam setembro em baixa, à medida que os investidores se preparam para o que geralmente é considerado o mês mais desafiador para o mercado de ações.

🇺🇸 Feriado nos EUA. Os mercados estarão fechados nos EUA nesta segunda-feira em meio ao Dia do Trabalho. Na sexta-feira, os índices de Wall Street se aproximaram de alta recorde, com o S&P 500 e o Nasdaq encerrando o pregão com ganhos de mais de 1%.

🛍️ Grupo Mateus + Assaí. Segundo o jornal O Globo, a XP e o Itaú estão assessorando o Grupo Mateus em uma possível oferta pelo controle acionário do Assaí. Se confirmada, a compra resultaria na criação da maior varejista do Brasil, diz a reportagem.

📊 Setembro volátil. Setembro tem sido um mês ruim para as ações nos últimos quatro anos, enquanto o dólar geralmente se destaca, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. O “indicador de medo” de Wall Street - o Índice de Volatilidade Cboe, ou VIX - aumentou em todos os meses de setembro desde 2021.

Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

Breakfast 2-9-24
🔘 As bolsas na sexta-feira (30/08): Dow Jones Industrials (+0,55%), S&P 500 (+1,01%), Nasdaq Composite (+1,10%), Stoxx 600 (+0,09%), Ibovespa (-0,03%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Mastercard quer eliminar uso de números de cartão em compras online

Novo CEO da Boeing tem ‘teste de fogo’ com decisão sobre futuro de programa espacial

De estagiário a analista: gestoras treinam IA para auxiliar nas decisões de investimento

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Japão quer atrair 60 milhões de turistas. Mas enfrenta um gargalo no setor aéreo | Buffett volta a vender ações do BofA e, em breve, poderá negociar em segredo

• Opinião Bloomberg: Com turnê do Oasis, Reino Unido tenta reviver mercado musical pós-Brexit

• Para não ficar de fora: As melhores cidades para executivos nômades digitais; Dubai lidera

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor, Brasil) e Mariana d’Ávila (Editora Assistente, Brasil)