Breakfast

Sinal de alerta para os CRAs

Também no Breakfast: Vale elege o próximo presidente | O interesse da Petrobras por ativos na Argentina | O novo chefe de global banking do UBS no Brasil

27 de Agosto, 2024 | 07:28 AM
Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

Uma decisão judicial na cidade de Sinop, em Mato Grosso, que protegeu as terras de um produtor de milho e soja da apreensão por credores, está repercutindo na Faria Lima.

A decisão trouxe preocupações entre os credores de que pode ser mais difícil do que o esperado tomar terras dadas em garantia nos Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), título de dívida usado para financiar produtores rurais.

Em meio ao aumento dos pedidos de recuperação judicial no campo por causa de queda de preços da soja e milho, os credores se deparam com a perspectiva de ter de travar disputas custosas e prolongadas na Justiça para tentar executar garantias.

PUBLICIDADE

O impacto pode ser significativo. Em 31 de julho, os investidores brasileiros tinham cerca de R$ 145 bilhões em CRAs, de acordo com o provedor de dados Uqbar.

Leia mais: Credores do agro travam disputas para tomar terras dadas em garantia a CRAs

Fazenda

No radar dos mercados

As ações operam de lado nesta terça-feira (27), enquanto os investidores aguardam os resultados trimestrais da Nvidia (NVDA), bem como os dados de inflação dos Estados Unidos que serão divulgados mais tarde na semana.

⛏️ Novo CEO da Vale. O conselho de administração da Vale elegeu Gustavo Pimenta como o novo presidente da companhia, que vai assumir o comando em 2025. O executivo, atual vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores, foi eleito por unanimidade pelos conselheiros.

🛒 IPCA-15. A inflação medida pelo IPCA-15 deve registrar alta de 0,17% em agosto na comparação mensal, segundo estimativa em pesquisa da Bloomberg, após avanço de 0,30% em julho. Na comparação anual, o indicador deve subir 4,33%.

🛢️Petróleo. Wall Street está começando a ter uma visão mais pessimista sobre a perspectiva para o petróleo no próximo ano, com Goldman Sachs e Morgan Stanley reduzindo suas previsões de preços à medida que o fornecimento global aumenta, inclusive potencialmente por parte da Opep+.

Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

Breakfast 27-8-24
🔘 As bolsas ontem (26/08): Dow Jones Industrials (+0,16%), S&P 500 (-0,32%), Nasdaq Composite (-0,83%), Stoxx 600 (-0,32%), Ibovespa (+0,94%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Petrobras busca ativos na Argentina para ampliar compra de gás, dizem fontes

Prejuízos de incêndios em SP para a cana-de-açúcar podem durar até o ano que vem

Etti Partners avança em parcerias regionais para crescer no segmento de wealth

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: UBS: Anderson Brito é o novo chefe de global banking do banco no Brasil | Holding da Temu reduz projeções e cita concorrência intensa no e-commerce

• Opinião Bloomberg: Como Mark Zuckerberg pode ensinar as big techs a aproveitar os benefícios da IA

• Para não ficar de fora: Ken Griffin planeja torre de 54 andares em Miami, com início das obras em 2025

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor, Brasil) e Mariana d’Ávila (Editora Assistente, Brasil)
anterior