Criado para atuar como uma ponte entre a tecnologia, a inovação, a sustentabilidade e a inclusão, em seus sentidos plenos, o Rio Innovation Week (RIW) destacará, em sua quarta edição, a importância da “Humanização em tempos de Inteligência Artificial”. Entre 13 e 16 de agosto, no Píer Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, grandes pensadores, cientistas, acadêmicos, empreendedores, executivos c-level, representantes de governos e formadores de opinião compartilharão novos conhecimentos como instrumentos de promoção do desenvolvimento humano e geração de negócios e renda.
“O RIW segue comprometido em construir uma sociedade em que a tecnologia seja uma ferramenta que permita, a todos, acesso às oportunidades que ela oferece. Nosso projeto, como coletividade, deve ser o de construir um futuro em que a inclusão seja a norma, a diversidade seja celebrada e a justiça social seja garantida”, ressalta Bruna Reis, diretora-executiva do Rio Innovation Week.
Números
Aproximadamente 2.500 palestrantes farão apresentações em 26 palcos, que funcionarão de forma simultânea, para tratar de temas relativos a 14 trilhas, sobre Saúde, Cultura, ESG, Energia, Varejo, Agro, Sociedade 5.0 e Educação. Nesta edição, foram incorporados segmentos como Humanare (desenvolvimento humano e organizacional), BRIFW (moda, arte e beleza digital), Planetiers (sustentabilidade ambiental) e Ciências para Todos. O crescimento no volume de negócios proporcionados pelo encontro deve ser de cerca de 20% em relação a 2023, chegando a 2,6 bilhões de reais, reflexo da expansão do espaço físico utilizado, agora 75 mil m², e do número de instituições e empresas colaboradoras. São 15 patrocinadores, 29 parceiros, 280 expositores e 2,5 mil startups confirmados. A expectativa é de que o evento gere 20 mil empregos diretos e indiretos, com a circulação de 150 mil pessoas em seus quatro dias.
Referências mundiais
Como palestrantes, estarão presentes mulheres de referência para o Brasil e o mundo, entre as quais a iraquiana Nadia Murad, Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra a violência sofrida por mulheres, sobretudo em guerras; a física e filósofa indiana Vandana Shiva, ativista no campo da agroecologia e alimentação; e as empreendedoras sociais brasileiras Jandaraci Araujo e Adriana Barbosa, que impulsionam a presença feminina e negra no ambiente de negócios e na economia criativa.
Além de Vandana Shiva, outros físicos relevantes no planeta participarão do encontro: o austríaco Fritjof Capra, com sua visão sistêmica da vida; o norte-americano Kip Thorne, também vencedor do Prêmio Nobel, reconhecido pela detecção de ondas gravitacionais; o italiano Carlo Rovelli, criador da Teoria da Gravidade Quântica em Loop; e o brasileiro Marcelo Gleiser, divulgador da Física no país e ganhador do Prêmio Templeton por sua contribuição para a afirmação da dimensão espiritual da vida.
Entre as centenas de palestrantes, estarão também o neurocientista Sidarta Ribeiro, a líder espiritual Monja Coen, o líder indígena e imortal da ABL Ailton Krenak,a influenciadora Malu Borges, o artista Vik Muniz, grandes nomes do ecossistema de inovação como Eric Ries e Alex Osterwalder e a apresentadora e empresária Sabrina Sato.
O G20 Brasil e o Pacto Global, parceiros da iniciativa, terão espaços para apresentações e debates, levando em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos na Agenda 2030, da ONU.
Sobre o Rio Innovation Week O Rio Innovation Week é o maior evento global de tecnologia e inovação. Em sua quarta edição, mantém-se engajado em gerar reflexão e impacto real para transformar realidades, indo além do estímulo à inovação e ao empreendedorismo. O projeto tem atuação estratégica, pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o que garante sua responsabilidade na promoção de um futuro inclusivo e economicamente sustentável. O objetivo é promover um ambiente de oportunidades, negócios, experiências e conteúdos, pautados em: comprometimento com a diversidade, equidade e inclusão; valorização e incentivo à multiplicidade de ideias e opiniões; fomento ao pluralismo; busca por representatividade em termos de gênero, raça, cor, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, pessoas com deficiência, idades e classes sociais; e promoção de um ambiente inclusivo e com oportunidades iguais de fala para todos.
Para mais informações: www.rioinnovationweek.com.br
Informações à imprensa FSB Comunicação imprensa.riw@fsb.com.br