O cerco dos EUA aos carros da China

Também no Breakfast: O candidato escolhido por Kamala Harris para VP dos EUA | Disney aumenta preços no streaming em linha com rivais | Goldman Sachs vê queda do S&P 500 como oportunidade de compra

Por

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

Os Estados Unidos se preparam para ampliar a disputa tecnológica com a China, desafiando a segunda maior economia do mundo no novo campo dos veículos autônomos e conectados à internet.

As autoridades do governo Biden planejam propor limites para as vendas de software chineses usados em veículos nos Estados Unidos já neste mês, segundo pessoas familiarizadas com o assunto ouvidas pela Bloomberg News.

A medida seria tomada em razão de preocupações de segurança com uma nova geração de carros inteligentes e incluiria restrições ao uso e aos testes de tecnologia chinesa para veículos autônomos, disseram as pessoas.

Muitos dos carros atuais - tanto a gasolina quanto elétricos - são equipados com dispositivos que os conectam à internet, o que os torna alvos potenciais de hackers, na avaliação das autoridades.

Com as novas restrições, o governo tenta agir antes que os carros fabricados na China se tornem predominantes nos EUA.

Leia mais: Em novo capítulo na guerra tecnológica, EUA agora miram softwares para carros

No radar dos mercados

As ações sobem nesta quarta-feira (7), depois que o Banco do Japão (BOJ) tomou medidas para tranquilizar os mercados na esteira da volatilidade histórica provocada em parte pelo seu inesperado aumento de taxa de juros na semana passada.

🇯🇵 Política Monetária. O vice-governador do Banco do Japão, Shinichi Uchida, enviou um forte sinal dovish após a forte volatilidade do mercado financeiro no Japão, comprometendo-se a não aumentar as taxas de juros quando os mercados estiverem instáveis.

📊 Balanço da Sony. A Sony reportou um lucro operacional de US$ 1,9 bi no 1º trimestre fiscal, um aumento de 10% em relação ao ano anterior e superando as expectativas dos analistas. As vendas se beneficiaram de “aumentos significativos” em serviços de jogos, música e soluções de imagem e sensores.

💰 JV de R$ 3,3 bi. A Apollo e a Vale firmaram uma parceria de joint venture para o Vale Oman Distribution Center (VODC), que opera um terminal marítimo em Omã com um centro integrado de “blending” e distribuição de minério de ferro com capacidade nominal de 40 Mtpa.

Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

🔘 As bolsas ontem (06/08): Dow Jones Industrials (+0,76%), S&P 500 (+1,04%), Nasdaq Composite (+1,03%), Stoxx 600 (+0,29%), Ibovespa (+0,80%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

CEO da InterContinental diz que demanda por hotéis desafia temor de recessão nos EUA

Uber: com ajuda da América Latina, empresa tem lucro acima do esperado no 2º tri

Kamala Harris escolhe governador de Minnesota como candidato a vice-presidente

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Itaú eleva lucro em 15,2% no segundo trimestre com impulso de carteira de crédito | Por que a queda do S&P 500 pode ser uma oportunidade de compra, segundo o Goldman

• Opinião Bloomberg: Como o próprio mercado coloca as ações em risco em momentos de volatilidade

• Para não ficar de fora: Disney aumenta preços do streaming em até 25% nos EUA e inclui novos canais

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor, Brasil) e Mariana d’Ávila (Editora Assistente, Brasil)