Breakfast

A vez do Brasil em data centers

Também no Breakfast: A locação milionária do Banco Master em Miami | Guerra tech EUA-China influencia decisões de alocação do Temasek | Como as temperaturas recordes afetam a nossa saúde mental

31 de Julho, 2024 | 07:26 AM
Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

Restrições de energia em áreas desenvolvidas dos Estados Unidos e da Europa, principalmente de fontes renováveis, evidenciam oportunidades para que certas regiões do mundo, o que inclui o Brasil, recebam novos investimentos para se tornar relevantes no mercado global de data centers. É o que aponta um relatório recém-publicado da CBRE, gigante global em soluções para a comercialização de imóveis comerciais.

O relatório anual da CBRE aponta que mercados regionais como o norte do estado americano de Indiana, a cidade de Boise, em Idaho (EUA), Mumbai (Índia), Oslo (Noruega) e Rio de Janeiro já experimentam uma demanda crescente por desenvolvimento dos chamados hyperscale data centers.

O mercado passa por um momento único de acelerado crescimento com a demanda alimentada pelo boom de Inteligência Artificial (IA), que exige data centers com capacidades de armazenamento maiores.

PUBLICIDADE

“Nem nos melhores cenários o mercado global vai conseguir atender a demanda por energia limpa que o segmento de data center vai exigir”, disse Alison Takano, manager de Data Center Solutions da CBRE para América Latina, em entrevista à Bloomberg Línea. “E isso abre oportunidades para países como o Brasil, em que a matriz energética tem uma composição dominante de energia renovável.

Leia mais: Brasil desponta como uma das novas fronteiras de data center no mundo, diz CBRE

Data center da empresa brasileira V.tal em Fortaleza, no Ceará (Foto: Divulgação)

No radar dos mercados

As ações globais avançam nesta quarta-feira (31), em dia de decisões de política monetária pelo mundo, impulsionadas por uma série de notícias otimistas que contribuem para uma recuperação no setor de tecnologia.

🏦 ‘Super Quarta’. O Banco Central e o Federal Reserve decidem as taxas de juros no Brasil e nos EUA, respectivamente, nesta quarta. A expectativa é de manutenção da taxa Selic em 10,50% ao ano, enquanto o Fed também deve deixar as taxas inalteradas no maior patamar em duas décadas.

🇯🇵 Juros no Japão. O Banco do Japão aumentou sua taxa de juros de referência para cerca de 0,25% e revelou planos para reduzir pela metade as compras de títulos, destacando sua determinação em normalizar a política monetária.

🛢️ Produção da Petrobras. A produção de petróleo e gás natural da Petrobras cresceu 2,4% no segundo trimestre na base anual, para 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia (BOE/dia). Quando comparada com o primeiro trimestre de 2024, a produção média caiu 2,8%.

Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

Breakfast 31-7-24
🔘 As bolsas ontem (30/07): Dow Jones Industrials (+0,50%), S&P 500 (-0,50%), Nasdaq Composite (-1,28%), Stoxx 600 (+0,45%), Ibovespa (-0,64%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Temasek vê mudança em alocação e privilegia Américas ante guerra tech EUA-China

Mercado espera manutenção da Selic e avalia sinal sobre volta do aperto em setembro

CEO do Goldman Sachs agora prevê até dois cortes de juros do Fed em 2024

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Banco Master aluga escritório em prédio símbolo de status em Miami, dizem fontes | Consumo menor de destilados em LatAm derruba vendas da Diageo no mundo

• Opinião Bloomberg: Recordes de calor são um risco à nossa saúde mental. Temos que estar preparados

• Para não ficar de fora: Olimpíada impulsiona as viagens de turistas chineses e japoneses a Paris

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor, Brasil) e Mariana d’Ávila (Editora Assistente, Brasil)