Itaú promove Gabriel Moura como novo CFO com saída de Alexsandro Broedel

Novo executivo à frente da área financeira estava como CEO do banco no Chile desde 2020; Broedel vai sair da instituição para trabalhar fora do país, segundo comunicado

Agencia do Itaú Unibanco
Por Bloomberg Línea
05 de Julho, 2024 | 07:40 PM

Bloomberg Línea — O Itaú Unibanco promoveu Gabriel Amado de Moura como seu novo CFO (Chief Financial Officer), segundo comunicado ao mercado no fim da tarde desta sexta-feira (5).

Moura, que desempenhava desde 2020 o papel de Gerente Geral (CEO) do banco no Chile, vai substituir Alexsandro Broedel, que “que tomou a decisão de deixar a organização para assumir desafios fora do país”, segundo o comunicado. Ele estava no banco desde 2012 e, como CFO, desde 2020.

PUBLICIDADE

Haverá um período de transição que está previsto para ser encerrado em 1º de outubro de 2024.

Moura também assumirá o lugar de Broedel no Comitê Executivo do Itaú, a instância mais elevada do banco com atribuições executivas, formado por 13 profissionais e encabeçado pelo CEO, Milton Maluhy Filho.

Leia mais: Itaú diz que pode multiplicar engajamento de clientes por três com novo superapp

PUBLICIDADE

O novo CFO ingressou no banco em 2000 e, ao longo da sua carreira, liderou equipes e projetos em áreas diversas como a asset, fusões e aquisições, investimentos, riscos e finanças. É sócio desde 2011, com formação em administração de empresas, mestrado em finanças e MBA na Wharton School.

Está no Itaú Chile desde 2016, país em que atuou CFO até 2019, antes de assumir o comando.

A saída de Broedel e a migração de Moura vão acarretar mudanças nas lideranças das operações do Itaú em países da América do Sul.

PUBLICIDADE

André Carvalho Whyte Gailey, atual Gerente Geral (CEO) do Itaú no Uruguai, vai assumir o comando da instituição no Chile, no lugar de Moura. E Agustin Tafernaberry Elorza assumirá, por sua vez, como Gerente Geral (CEO) do Itaú no Uruguai.

Leia também

Setubal e Moreira Salles reforçam ‘agenda de eficiência’ e custos menores do Itaú