Bloomberg — Marko Kolanovic, estrategista-chefe de mercado e codiretor de pesquisa global do JPMorgan (JPM), vai deixar o banco, de acordo com um memorando interno obtido pela Bloomberg News.
Kolanovic, que trabalha no JPMorgan há 19 anos, está “explorando outras oportunidades”, segundo o memorando.
Dubravko Lakos-Bujas liderará a estratégia de mercado e se tornará o estrategista-chefe de mercado, supervisionando ativos cruzados, ações e macro. Hussein Malik será o único chefe de pesquisa global.
Leia também: BNP Paribas contrata Fábio Mourão, ex-UBS BB, para liderar banco de investimento
Stephen Dulake e Nicholas Rosato vão coliderar a área de research fundamentalista, uma nova equipe que reúne pesquisa de crédito e ações.
Um porta-voz do JPMorgan não quis comentar. Kolanovic, Lakos-Bujas, Malik, e Rosato não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.
A mudança ocorre após um período desastroso de dois anos de recomendações no mercado acionário por parte de Kolanovic. Ele ficou firmemente otimista em grande parte de 2022, quando o índice S&P 500 afundou 19% e os estrategistas de Wall Street reduziram suas projeções para as ações.
Em seguida, ele se tornou pessimista no momento em que o mercado atingiu o fundo do poço e perdeu o rali de 24% do S&P 500 no ano passado, bem como o ganho de 14% no primeiro semestre deste ano.
Leia mais: Para Kolanovic, do JPMorgan, correção nas bolsas dos EUA ainda não acabou
Os estrategistas do JPMorgan, liderados por Kolanovic, têm se destacado entre os megabancos de Wall Street por continuarem a ver um selloff das ações dos EUA, mesmo quando empresas como Goldman Sachs (GS), Citigroup (C) e Bank of America (BAC) têm elevado constantemente suas projeções.
O JPMorgan tem o preço-alvo mais baixo para o S&P 500 em 2024 entre os bancos monitorados pela Bloomberg, em 4.200 pontos. O índice de referência está sendo negociado acima dos 5.500 pontos.
Veja mais em bloomberg.com