Breakfast

Sucessores: as lições de Ana Maria Diniz

Também no Breakfast: Fabricio Bloisi fala sobre as expectativas na Prosus | Correção nas ações da Nvidia expõe riscos da tese de IA | O efeito colateral do avanço do uso de tênis no mercado financeiro

25 de Junho, 2024 | 07:24 AM
Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

Ana Maria Diniz, filha mais velha do empresário Abilio Diniz, que morreu no início deste ano, conta que seu pai a colocou desde cedo com os irmãos para aprender sobre os negócios e debater a sucessão na família. Depois de 17 anos em que trabalhou no Grupo Pão de Açúcar (GPA), hoje ela atua como conselheira na Península, o family office da família, e na sua startup de economia criativa, a Polvo Lab.

Em entrevista ao podcast Sucessores, da Bloomberg Línea, Ana Maria Diniz compartilhou detalhes sobre a transição da gestão familiar para a profissional no GPA, os principais desafios enfrentados e a importância de uma preparação estruturada.

Segundo a executiva, Abilio se esforçou para deixar os processos de sucessão claros a fim de não repetir episódios passados. “A sucessão do meu avô para ele foi muito conturbada, com muitas brigas, inclusive entre ele e os irmãos. Isso meu pai não queria viver de jeito nenhum, nunca mais.”

PUBLICIDADE

As lições também influenciaram as novas gerações da família Diniz. “Minha filha mais velha é a líder do conselho de família e está muito envolvida na gestão familiar. As outras filhas também contribuem em áreas como o Instituto Península, nosso braço social, e na governança corporativa”, disse.

Leia mais: ‘Sucessores’: do Pão de Açúcar a novos negócios, as lições de Ana Maria Diniz

Ana Maria Dinizdfd

No radar dos mercados

As ações europeias recuam nesta terça-feira (25), acompanhando as quedas lideradas por empresas de tecnologia em Wall Street e em meio à derrocada das ações da Airbus. No Brasil, destaque para a ata da última reunião do Copom.

✈️ Em falta. A Airbus enfrenta uma escassez de milhões de peças que compõem suas aeronaves comerciais. Segundo a fabricante, faltam motores, estruturas aeronáuticas e interiores de cabine, o que, por sua vez, afeta os planos de entrega da empresa.

🇦🇷 Recessão. A Argentina entrou em recessão no primeiro trimestre do ano, à medida que os cortes de gastos do presidente Javier Milei fizeram o consumo e a atividade despencarem. O PIB caiu 2,6% em comparação com o quarto trimestre de 2023, segundo dados oficiais do governo.

📊 Menor demanda. Os ETFs de bitcoin à vista registraram fluxos negativos em torno de US$ 600 milhões pela segunda semana consecutiva, na pior sequência de saídas desde a aprovação do produto nos EUA, em janeiro.

Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

Breakfast 25/6/24dfd
🔘 As bolsas ontem (24/06): Dow Jones Industrials (+0,67%), S&P 500 (-0,31%), Nasdaq (-1,09%), Stoxx 600 (+0,73%), Ibovespa (+1,07%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Fabricio Bloisi vê oportunidade ‘100 vezes maior’ na Prosus com uso de IA

Nvidia: queda da ação apaga US$ 400 bi em valor e testa fôlego da tese de IA

Magazine Luiza acerta parceria com AliExpress para venda conjunta em e-commerce

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Raízen demite traders de açúcar após multa da ICE, dizem fontes | BC deve manter juros em 10,50% ao ano até metade de 2025, prevê Bradesco

• Opinião Bloomberg: O que a correção nas ações da Nvidia revela sobre a tese de investimento em IA

• Para não ficar de fora: Profissão sob risco: uso de tênis avança em Wall St e deixa engraxates ociosos

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor, Brasil) e Mariana d’Ávila (Editora Assistente, Brasil)