Fundo do BTG Pactual vai fornecer 8 milhões de créditos de carbono à Microsoft

Os créditos serão entregues por meio da estratégia de reflorestamento e recuperação de US$ 1 bi do fundo TIG na América Latina, segundo comunicado

Gigante americana de tecnologia tem buscado empresas de reflorestamento no Brasil para comprar créditos de carbono
Por Cristiane Lucchesi
18 de Junho, 2024 | 09:13 AM

Bloomberg — O fundo BTF II, administrado pela gestora Timberland Investment Group do BTG Pactual (BPAC11), acaba de fechar um acordo para fornecer 8 milhões de créditos de carbono à Microsoft (MSFT) até 2043.

A transação de créditos de retirada de carbono é a maior conhecida, segundo dados do MSCI Carbon Markets apresentados pelo BTG, em comunicado à imprensa.

Os créditos serão entregues por meio da estratégia de reflorestamento e recuperação de US$ 1 bilhão do fundo TIG na América Latina, no qual a Conservation International atua como consultora de impacto no meio ambiente, no clima e na esfera social.

Leia também: Empresa de crédito de carbono com Moreira Salles e Gávea como sócios atrai Microsoft

PUBLICIDADE

A estratégia se baseia na conservação, restauração e plantio de propriedades desmatadas e degradadas em regiões selecionadas da América Latina, incluindo o bioma do Cerrado, no Brasil, um dos ecossistemas sazonalmente secos mais diversos do mundo.

No início de maio, a empresa de crédito de carbono re.green, que tem entre os sócios a família Moreira Salles e a Gávea Investimentos, de Arminio Fraga, também atraiu a Microsoft, que se comprometeu a comprar 3 milhões de toneladas de créditos de remoção de carbono ao longo de 15 anos.

Veja mais em bloomberg.com