Bloomberg Línea — As mudanças na Zamp, empresa que opera as redes Burger King e Popeyes no Brasil, continuam a se suceder. A empresa anunciou ao mercado neste início de noite de sexta-feira (14) a saída do CEO Ariel Grunkraut, que ficará no cargo até o próximo dia 28. Não foi anunciado um substituto.
Há uma semana, a empresa divulgou um acordo com a SouthRock, em recuperação judicial, para a aquisição de bens e direitos da operação da Starbucks no Brasil por R$ 120 milhões.
A Zamp (ZAMP3) é controlada desde fevereiro deste ano pelo Mubadala Capital, gestora que é subsidiária do Mubadala Investment Company, um fundo soberano de Abu Dhabi.
Leia mais: Dona do BK Brasil pagará R$ 120 mi por Starbucks no país e mercado teme alavancagem
No fim de abril, a Zamp promoveu mudanças no conselho de administração, com a entrada de um representante da Affinity Partners, gestora de Jared Kushner, conforme revelado pela Bloomberg News.
Grunkraut, por sua vez, é um dos sete cofundadores do Burger King do Brasil em 2011, empresa que nasceu como uma joint venture da Vinci Partners com a americana Burger King Corporation e que assumiu a operação da rede global de fast food no país como master franqueada.
Naquele momento, a Burger King Corporation havia sido recém-adquirida pela 3G Capital, dos bilionários brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira. Posteriormente, esse investimento foi incorporado pela Restaurant Brands International (RBI).
Nos anos seguintes, a nova companhia passou a executar um agressivo plano de expansão da rede no Brasil, que deu origem a um grupo que hoje conta com mais de mil lojas, entre próprias e de franqueados do Burger King e do Popeyes. Trata-se da maior operadora de unidades próprias - cerca de 770 - no mercado de restaurantes no país.
Grunkraut inicialmente liderou a área de Vendas e Marketing e, depois, de Tecnologia e Transformação Digital. No início de 2023, assumiu a presidência executiva da Zamp, em substituição a Iuri Miranda, outro cofundador e CEO desde o começo da operação.
Nomeado para comandar a companhia, mas antes de assumir, Grunkraut tinha entre os seus objetivos fazer avançar a digitalização da companhia e se conectar de maneira mais assertiva com consumidores da Geração Z, conforme disse em entrevista à Bloomberg Línea em 2022.
Leia também
Após 3 anos de reorganização, IMC acelera expansão e prevê megalojas de rua para KFC
Empresa de Jared Kushner entra para o conselho da Zamp, do Burger King Brasil
Burger King mira loja 100% digital e Geração Z, diz próximo CEO