Musicais e peças em Nova York: estes são os principais espetáculos em cartaz

Lista elaborada pela Bloomberg inclui 10 espetáculos da Broadway que entram em cartaz em teatros da cidade com a chegada do verão de 2024

Por

Bloomberg — Muitas novas produções chegaram à Broadway nos últimos meses – algumas cativantes, outras confusas, outras já canceladas. Para os próximos meses, aqui está um guia daquelas que chegaram ao topo do concorrido mercado teatral. Acrescentamos à lista as novidades empolgantes que chegam à Times Square e uma safra de espetáculos criativos pela cidade.

Leia mais: Nova York tem arrecadação recorde com o turismo após retomada de viagens

Stereophonic

Onde: Golden Theatre

Quando: até 18 de agosto

O sucesso imperdível da off-Broadway tornou-se a peça mais indicada ao Tony da história. Ambientada em um estúdio de gravação ao longo de um ano, a peça musical de David Adjmi acompanha a montanha-russa artística e interpessoal de uma banda inspirada em Fleetwood Mac durante a gravalção de um álbum que marcou época na Califórnia dos anos 1970. As canções originais são de Will Butler, ex-membro da banda Arcade Fire. Uma meditação bem-humorada e dolorosa sobre o processo criativo, essa cativante mini-maratona justifica suas três horas de duração.

The Outsiders

Onde: Bernard B. Jacobs Theatre

Quando: peça permanente

Musicais adaptados de filmes se tornaram o maior alvo de críticas da Broadway moderna. Esta temporada inclui vários novos espetáculos do tipo, incluindo The Notebook, baseado em Diário de uma paixão, e Water for Elephants, baseado em Água para elefantes. Mas The Outsiders, baseado no filme Vidas sem rumo e no romance de S.E. Hinton sobre as angústias adolescentes, foi o mais popular. A peça tem uma trilha sonora doce e vibrante da dupla folk Jamestown Revival, coreografia explosiva e criativa dos irmãos Rick e Jeff Kuperman e um grande e atraente grupo de jovens talentos emergentes.

Illinoise

Onde: St. James Theatre

Quando: até 10 de agosto

Justin Peck é mais conhecido por fazer balés, mas a Broadway sempre esteve em seu DNA. Ele ganhou um Tony Award por seu trabalho em Carousel em 2018, depois reimaginou os movimentos de Jerome Robbins para o remake de West Side Story de Steven Spielberg em 2021. Agora, ele assume a cadeira de diretor com Illinoise, novo musical mais não convencional da temporada. Uma fantasia de dança ambientada no álbum Ilinnois, de Sufjan Stevens, de 2005, a comovente meditação de Peck sobre o luto, a comunidade e a catarse de contar histórias é visual e sonoramente bela.

Leia mais: Miami rivaliza com NY no mercado de imóveis de luxo com cobertura de US$ 125 milhões

Mary Jane

Onde: Samuel J. Friedman Theatre

Quando: até 30 de junho

Um dos destaques da última temporada foi o revival de A Doll’s House, de Henrik Ibsen, que ganhou força, em parte, com a tradução afiada de Amy Herzog. Ela repetiu o feito nesta temporada com uma ousada adaptação de An Enemy of the People, também de Ibsen. Mas ela é uma dramaturga talentosa por si só. Sua terna peça Mary Jane, de 2017, está atualmente arrasando corações na Broadway, com uma atuação central digna e cheia de nuances de Rachel McAdams, que interpreta a mãe espirituosa de um filho tragicamente doente.

Little Island

Onde: Little Island, Pier 55, Hudson River Park

Quando: até 22 de setembro

O belo parque à beira-mar possui talvez o anfiteatro mais pitoresco da cidade. Nesta temporada, ele será ocupado por uma impressionante lista de artistas, começando pela renomada coreógrafa Twyla Tharp e pelos reverenciados músicos T Bone Burnett e David Mansfield, que colaboraram no novo musical How Long Blues (até 23 de junho). Outros eventos interessantes incluem uma dança de Pam Tanowitz (17 a 21 de julho), uma hora de rádio ao vivo (31 de julho a 4 de agosto) e apresentações das estrelas da ópera Davóne Tines (Robeson, 26 a 29 de junho) e Anthony Roth Costanzo (The Marriage of Figaro, 30 de agosto a 22 de setembro).

The Comedy of Errors

Onde: vários teatros

Quando: até 30 de junho

Com o Delacorte Theater ao ar livre no Central Park fora de serviço para reformas, o Public Theater decidiu levar seu popular programa Free Shakespeare para a rua. Ele enviará sua unidade móvel pela cidade para apresentações no formato pop-up do espetáculo sobre da farsa de identidade durante todo o mês de junho. Essa adaptação musical bilíngue de 90 minutos visitará parques e praças em todos os distritos da cidade. O espetáculo conta com atores-músicos e uma trilha sonora original inspirada nos estilos musicais latino-americanos.

Leia mais: Por que há prédios em Nova York que estão à venda com até 50% de desconto

Titanic e Once Upon a Mattress

Onde: New York City Center / Hudson Theatre

Quando: de 11 a 23 de junho / prévias a partir de 31 de julho

A série Encores! do City Center, que apresenta produções editadas de musicais adorados, mas muitas vezes pouco apreciados, surgiu como um dos meios mais interessantes para a Broadway. O espetáculo mais recente da série Once Upon a Mattress, um favorito do público, estrelado por Sutton Foster no papel da inculta Princesa Winnifred; o musical será apresentado no Hudson Theatre depois de sua curta temporada no City Center. O próximo grande projeto do Encores! é uma remontagem de Titanic, vencedor do Tony em 1997, ancorado pela carismática cantora Bonnie Milligan e pelo astro de Here Lies Love, Jose Llana, que entra em cartaz em 11 de junho.

Cats: The Jellicle Ball

Onde: Perelman Performing Arts Center

Quando: De 13 de junho a 14 de julho

O amado e desconcertante musical de Andrew Lloyd Webber sobre felinos dançantes recebe uma transformação inspirada no mais novo local de artes de Nova York. Essa produção intimista transpõe os gatinhos dançantes do ferro-velho para a passarela, inspirando-se na vibrante cultura underground ballroom que se desenvolveu na região do Harlem na década de 1980 por pessoas negras e queer. Tanto a subcultura quanto este espetáculo celebram a apresentação artística, a proeza física e uma dose saudável de fantasia.

Oh, Mary!

Onde: Lyceum Theatre

Quando: prévias a partir de 26 de junho

Apesar de todos os novos espetáculos que chegaram à Broadway na última temporada, os nova-iorquinos só conseguiam falar sobre a divertida peça de 80 minutos de Cole Escola sobre uma Mary Todd Lincoln, seu marido e ex-presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln e seu arrojado aspirante a assassino. Depois de lotar constantemente um pequeno teatro no West Village, essa peça irreverente de história revisionista chega ao centro da cidade, trazendo uma dose refrescante de indecência astuta para a Broadway.

Job

Onde: Hayes Theater

Quando: a partir de 15 de julho

Há uma emoção especial em assistir a uma peça com apenas dois atores. E uma emoção ainda mais especial quando essa peça é, bem, emocionante. Esse é o caso de Job, de Max Wolf Friedlich, que chega à Broadway depois de algumas temporadas na off-Broadway. Nesse retrato arrepiante da angústia da geração do milênio com uma reviravolta chocante, Peter Friedman (de Succession) é um psicólogo, e Sydney Lemmon é seu paciente perturbado.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Estes são os melhores hotéis dos Estados Unidos, segundo o Guia Michelin