Bloomberg Línea — Depois de mais de 30 anos, a operação brasileira da CBRE, um das principais empresas em serviços imobiliários comerciais no mundo, terá um novo presidente. Walter Cardoso deixa a companhia e será substituído por Adriano Sartori, que ocupava a vice-presidência, após transição iniciada há alguns anos.
Cardoso se tornou ao longo das últimas décadas um dos principais executivos do país no mercado de real estate comercial. No período em que esteve à frente da CBRE Brasil, a partir de 1994, a operação somou mais R$ 30 bilhões em vendas de ativos e gerou mais de R$ 47 bilhões em receitas de locação aos seus clientes, com 4,2 milhões de metros quadrados em propriedades administradas.
Leia mais: Unidade do Sírio-Libanês em torre da Brookfield aponta tendência de mercado, diz CBRE
Em sua gestão, a CBRE Brasil passou de um escritório para oito no Brasil e de uma equipe de 25 pessoas para mais de 1.700 mil colaboradores em 17 áreas de negócios. A diversificação de negócios levou à criação de novas áreas mais recentemente, entre as quais Agronegócio e Data Center.
“Com uma carreira brilhante nos mais de 30 anos de serviços prestados e com um envolvimento em todas as áreas da empresa, temos a convicção que continuaremos nosso crescimento no país sob a gestão”, disse Cardoso em comunicado ao se referir ao seu substituto, Adriano Sartori.
A atuação abrangente da CBRE, que tem sede em Dallas, nos Estados Unidos, inclui serviços diversos no mercado de real estate como operação de facilities, gerenciamento de projetos, gestão da propriedade e de Investimentos, avaliação e aconselhamento, locação de imóveis, consultoria estratégica, vendas de propriedades e serviços hipotecários e de desenvolvimento.
Um exemplo recente foi o mapeamento de oportunidades para a expansão de novos hospitais e unidades de saúde em bairros com carência de leitos e atendimento na cidade de São Paulo, com assessoria para locação e ocupação, conforme contou a Bloomberg Línea no começo da semana em projeto do Hospital Sírio-Libanês em nova torre da Brookfield Properties na zona sul da capital paulista.
Leia também
Mercado de escritórios entra em nova fase no país, aponta empresa global CBRE
Como a Rebouças tem se tornado uma alternativa à Faria Lima para escritórios em SP