A virada do crédito no país

Também no Breakfast: Itaú avalia dividendo extraordinário no fim do ano | Apple renova aposta no iPad com novos modelos | Ken Griffin e empresários buscam soluções para os problemas de Miami

Por

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

Os resultados do primeiro trimestre dos bancos brasileiros têm mostrado recuperação do crédito e redução das taxas de inadimplência – isto é, os pagamentos com mais de 90 dias em atraso. Na visão de Gabriel Ferreira, CEO do banco BV, os números mostram que o pior momento do ciclo de crédito no país ficou para trás e apontam para um retorno gradual aos patamares anteriores à pandemia de covid-19.

“Na pessoa física, com certeza passamos do pior momento desse ciclo de crédito”, afirmou Ferreira em entrevista à Blomberg Línea, ao comentar os resultados trimestrais do banco, divulgados na terça-feira (7).

“A inflação está ancorada, o mercado de trabalho está no bom patamar, tivemos crescimento de PIB importante no ano passado. As condições estão dadas para uma convergência para a média histórica em cada uma das carteiras.”

A avaliação de Ferreira ecoa a de outros líderes do setor financeiro. Ao comentar o resultado financeiro do Itaú Unibanco, Milton Maluhy Filho afirmou em teleconferência que os patamares atuais de inadimplência são “adequados” após os ajustes realizados no portfólio.

Leia mais: O pior momento do crédito para pessoa física ficou para trás, diz CEO do BV

No radar dos mercados

Em dia de decisão de juros no Brasil, os investidores monitoram nesta quarta-feira (8) a temporada de balanços corporativos ao redor do mundo, em busca de evidências sólidas de uma recuperação dos lucros antes de levar o rali deste mês adiante.

🇧🇷 Decisão do Copom. O Comitê de Política Monetária decide nesta quarta o rumo dos juros no país. Para analistas consultados pela Bloomberg, piora do cenário com exterior adverso e aumento das expectativas de inflação deve levar a uma desaceleração no ritmo de cortes de juros.

💉Pouca demanda. A AstraZeneca retirou sua vacina contra a covid-19 do mercado devido à falta de demanda por uma dose que inicialmente era esperada desempenhar um papel fundamental na proteção do mundo contra o vírus.

🌧️ Ajuda ao RS. O governo brasileiro fornecerá crédito barato e ajuda financeira para reconstruir casas e negócios perdidos nas enchentes recordes na região sul do país, ao mesmo tempo em que mantém “controle e transparência” em seus planos de gastos, segundo a Ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Leia a matéria completa sobre o que está guiando os mercados hoje

🔘 As bolsas ontem (07/05): Dow Jones Industrials (+0,08%), S&P 500 (+0,13%), Nasdaq (-0,10%), Stoxx 600 (+1,14%), Ibovespa (+0,58%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Itaú avalia pagamento de dividendo extraordinário perto do final do ano, diz CEO

Na Ambev, a estrela da vez é a Corona, que cresceu 70%. E terá mais investimento

UBS eleva recomendação da Vale para compra e cita melhora de risco-retorno

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Apple aposta em iPads com inteligência artificial e tela maior para recuperar vendas | Ken Griffin e empresários de Miami criam grupo para promover soluções para a cidade

• Opinião Bloomberg: Como a lógica capitalista pode ser usada para combater o aquecimento global

• Para não ficar de fora: Herdeiro da Prada diz que grupo de luxo italiano está aberto a fazer aquisições

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor, Brasil) e Mariana d’Ávila (Editora Assistente, Brasil)