Dia do Trabalho é feriado: o que funciona e o que não funciona no 1º de maio?

Bancos, bolsa de valores e negociações de câmbio ficarão fechados nesta quarta-feira; confira o que deve funcionar

People visit Arpoador beach in this aerial photograph taken above Rio de Janeiro, Brazil, on Thursday, July 23, 2020.
30 de Abril, 2024 | 08:39 AM

Bloomberg Línea — Com a chegada de mais um feriado, há uma dúvida recorrente: o que vai e o que não vai funcionar?

Nesta quarta-feira (1º) é celebrado o Dia do Trabalho, feriado nacional. Confira o funcionamento de diferentes atividades da economia:

Bancos

Os bancos não vão abrir em território nacional nesta quarta.

Em comunicado, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), recomenda a utilização dos canais digitais, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências. Caixas de autoatendimento funcionarão normalmente.

PUBLICIDADE

Mercados e câmbio

O Ibovespa (IBOV) não opera na quarta, por se tratar de um feriado nacional.

Conforme informado no site da B3, não haverá negociação, registro, contratação ou movimentação de renda variável, fixa, Tesouro Direto, empréstimo de ativos ou na Câmara de Câmbio B3.

As principais bolsas internacionais, como as dos Estados Unidos e da Europa, funcionam normalmente. Na China também é feriado.

Comércio

Supermercados e hipermercados estarão com o funcionamento normal, enquanto shoppings podem funcionar no esquema adotado durante feriados — com abertura das lojas às 14h e fechamento às 20h. Os demais comércios devem fechar mais cedo devido à data.

Correios

As agências dos Correios não funcionam durante o feriado.

Rodízio de veículos

Em São Paulo, durante os feriados, o rodízio para a circulação de automóveis não vigora. Isso significa que carros com o final da placa 5 e 6 poderão ser utilizados em todos os horários do dia.

Transporte público

Durante o feriado, o transporte público em São Paulo, por exemplo, opera com os horários do final de semana, com menor circulação, enquanto trens e metrôs podem funcionar com velocidade reduzida.