Bloomberg Línea — Após declarar o Imposto de Renda 2024, alguns contribuintes têm direito a receber uma restituição caso tenham pagado mais impostos durante o ano fiscal do que o valor devido ao governo. Os fundos, então, são devolvidos às pessoas após o fim do período de declaração do IRPF 2024.
O calendário de restituição prioriza algumas pessoas, como quem fez a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda ou que optam pela restituição via Pix, idosos, pessoas que possuem doenças graves ou contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Quem declara antes do prazo de entrega também tem preferência na restituição do dinheiro antes.
Neste ano, a declaração precisa ser entregue até o dia 31 de maio. A declaração é obrigatória para quem teve rendimentos passíveis de cobrança de imposto no valor superior a R$ 28.559,70 ou que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte de valor superior a R$ 40 mil durante o ano de 2023.
Calendário de restituições do IR em 2024:
- 1º lote: 31 de maio de 2024
- 2º lote: 28 de junho de 2024
- 3º lote: 31 de julho de 2024
- 4º lote: 30 de agosto de 2024
- 5º lote: 30 de setembro de 2024
Quem recebe primeiro a restituição do Imposto de Renda?
Recebem primeiro a restituição do Imposto de Renda:
- Idosos com 80 anos ou mais
- Idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência ou com doença grave
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- Pessoas que entregaram a declaração pré-preenchida ou que optaram pela restituição por Pix
Como antecipar a restituição do Imposto de Renda em 2024?
Existem várias maneiras pelas quais os contribuintes podem antecipar sua restituição do Imposto de Renda:
- Empréstimos com base na restituição: Instituições financeiras oferecem empréstimos que adiantam o valor da restituição estimada para os contribuintes.
- Programas de antecipação derestituição: Algumas empresas de contabilidade ou plataformas de preparação de impostos oferecem programas de antecipação de restituição, no qual os contribuintes podem receber uma parte de sua restituição imediatamente após a apresentação da declaração de Imposto de Renda.