Bloomberg — O BNP Paribas reduziu os bônus em toda a sua divisão de investment banking após um ano fraco para negociações e deals.
O banco francês diminuiu a remuneração variável total na unidade em cerca de 5%, segundo pessoas familiarizadas com o assunto que falaram à Bloomberg News. Elas não informaram qual será o valor total. Um porta-voz do BNP Paribas se recusou a comentar.
A medida reflete amplamente decisões de vários outros bancos de investimento europeus, com o Deutsche Bank relatando nesta quinta-feira (14) uma redução média de cerca de 10% por funcionário na divisão.
Leia também: Deutsche Bank corta em mais de 10% bônus na área de investment banking
O UBS Group e o Societe Generale também planejavam diminuir seus pools de bônus gerais para 2023, conforme noticiou a Bloomberg News.
O BNP Paribas inicialmente considerou um corte ainda mais profundo nos bônus da área, mas decidiu contra essa opção quando soube que alguns dos maiores bancos dos Estados Unidos estavam mantendo os bônus em grande parte inalterados, disseram as pessoas familiarizadas com o assunto. Elas pediram para não serem identificadas discutindo informações privadas.
Em dezembro, a Bloomberg News informou que o JPMorgan (JPM) e o Citigroup (C) planejavam deixar a compensação variável para os traders em grande parte inalterada em relação ao ano anterior.
O Goldman Sachs (GS) e o Bank of America (BAC) estavam buscando aumentar os pagamentos em pelo menos alguns pontos percentuais, disseram pessoas familiarizadas com o assunto na época.
A receita de negociação do BNP Paribas caiu 7% no ano passado, impulsionada por uma queda de 11% em sua unidade de renda fixa. A receita proveniente da negociação de produtos de taxas e commodities teve forte queda, disse o banco.
O valor total da remuneração variável para os 1.154 funcionários cujo trabalho tem o maior impacto no perfil de risco do BNP Paribas, conhecidos como Material Risk Takers, foi de 593 milhões de euros no ano passado. A divisão de banco de investimento representou a maior parte desse montante.
Veja mais em bloomberg.com
© 2024 Bloomberg L.P.