Quando abre o Fies 2024 e quais são os requisitos necessários para pleiteá-lo?

Programa do governo brasileiro oferece financiamento para estudantes que desejam ingressar ou já estão matriculados em instituições de ensino superior privadas

Fies
08 de Março, 2024 | 08:32 AM

Bloomberg Línea — Com o início de um novo ano, muitos estudantes brasileiros se questionam sobre quando serão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2024 e quais são os requisitos necessários para solicitar o empréstimo estudantil.

O Fies é um programa do governo brasileiro que visa oferecer financiamento para estudantes que desejam ingressar ou já estão matriculados em instituições de ensino superior privadas. Também é possível, com ele, completar o valor de bolsas parciais em faculdades particulares.

Saiba quando abre o programa para o Fies 2024 e quem pode pleiteá-lo:

Quando começa a inscrição para o Fies?

A inscrição para o Fies 2024 começa no dia 12 de março, segundo informações do Ministério da Educação (MEC), e terminam no dia 15. Os resultados, por sua vez, serão publicados no dia 21 de março.

Quais são os requisitos para participar do Fies?

Para participar do Fies, os estudantes devem atender a uma série de requisitos estabelecidos pelo programa. Alguns dos principais incluem:

  • Elegibilidade Socioeconômica: Os candidatos devem comprovar baixa renda familiar per capita, que varia de acordo com a modalidade do Fies (Fies Tradicional, P-Fies). Geralmente, o programa prioriza estudantes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Para financiar 100% do curso, é preciso possuir renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.
  • Desempenho no Enem: Para o FIies Tradicional, é necessário ter participado de uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtendo uma média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação. Já para o P-Fies, essa exigência pode variar conforme as políticas das instituições financeiras parceiras.
  • Regularidade Acadêmica: Os candidatos devem estar matriculados em cursos de graduação presenciais ou a distância reconhecidos pelo MEC e apresentar bom desempenho acadêmico, conforme critérios estabelecidos pela instituição de ensino.
  • Cadastro no SisFies: Após a abertura das inscrições, os estudantes devem realizar o cadastro no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e preencher o formulário de inscrição com todas as informações solicitadas.
  • Análise de Crédito: Para o P-Fies, os candidatos também passarão por uma análise de crédito realizada pelas instituições financeiras parceiras, que avaliarão a capacidade de pagamento do estudante e de seu fiador, se necessário.