Bloomberg — O banco HSBC (HSBC) criou um novo programa de bônus para os funcionários mais juniores em funções de suporte, buscando melhorar a transparência sobre a remuneração.
Esses funcionários receberão uma cifra chamada “pagamento variável alvo”, que é definida usando dados de referência externos de concorrentes e dados internos de remuneração relacionados aos que ocupam cargos semelhantes no início de cada ano, de acordo com um comunicado visto pela Bloomberg News.
“O pagamento variável alvo está sendo introduzido este ano para a maioria dos colegas dos níveis 4 a 8 para garantir que haja maior clareza e transparência sobre como o desempenho impacta as decisões de pagamento variável”, disse um porta-voz do HSBC.
O novo mecanismo representa uma mudança em relação ao plano de remuneração anterior, no qual a maioria dos funcionários juniores não tinha metas de bônus específicas definidas.
Até agora, os bônus para os concorrentes do HSBC têm sido fracos, com o aumento dos custos de empréstimos globalmente e os riscos de recessão em muitas partes do mundo pesando sobre a atividade dos clientes.
Os ventos contrários forçam muitas empresas a olhar mais criticamente para o quadro de funcionários. O Barclays e o Goldman Sachs Group (GS) estão entre os bancos que reduziram sua força de trabalho.
As mudanças do HSBC se aplicarão globalmente aos funcionários nos chamados níveis de carreira quatro a oito, de acordo com o comunicado, que podem abranger gerentes de médio escalão a funcionários operacionais e de filiais juniores.
A maioria dos banqueiros de front office provavelmente manterá sua estrutura de remuneração existente, que inclui salário base e prêmios discricionários, disse uma pessoa familiarizada com o assunto. A pessoa preferiu não ser identificada porque o assunto é privado.
O HSBC deve anunciar bônus para os funcionários esta semana, juntamente com os resultados financeiros anuais em 21 de fevereiro. O banco do Reino Unido indicou no terceiro trimestre que pode aumentar o pagamento variável em US$ 300 milhões, resultando em despesas mais altas após um aumento nos lucros do terceiro trimestre.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também:
HSBC planeja nova recompra de ações no valor de US$ 3 bilhões
HSBC quer desafiar Revolut e Wise de olho em crescente mercado de pagamento global
HSBC vê alta de 10% em ações globais se Fed atingir pouso suave