As companhias aéreas mais pontuais do mundo em 2023; uma brasileira está na lista

Companhias aéreas da América Latina e do Oriente Médio lideraram em pontualidade, de acordo com a consultoria Cirium; mas, no geral, as taxas foram mais baixas do que em outros anos

Por

Bloomberg — Se a sua resolução de Ano Novo inclui voar nas companhias aéreas mais pontuais - além de escolher os melhores aeroportos - os resultados anuais de desempenho pontual de 2023 da Cirium, publicados em 2 de janeiro, devem ajudar.

A empresa de análise da aviação estuda dados de mais de 35 milhões de voos por ano, incluindo horários, frota de companhias aéreas e aeroportos, para fornecer informações sobre a indústria da aviação de forma abrangente.

Para suas classificações anuais de desempenho pontual das companhias aéreas, que são publicadas há mais de 15 anos, a Cirium examinou 600 fontes de dados de voo que abrangeram todo o ano de 2023 para determinar se as companhias aéreas cumpriram seus horários de chegada publicados. Chegar dentro de 14 minutos e 59 segundos desse horário de chegada programado é considerado pontual.

Para compensar as diferentes dimensões e modelos de operação das companhias aéreas, a Cirium também leva em consideração a capacidade de transporte de passageiros e o número de regiões servidas pela companhia aérea.

Para se qualificar na categoria global, uma companhia aérea deve servir três ou mais regiões internacionais diariamente. Todos os dados são processados com a ajuda de um conselho consultivo composto por especialistas da indústria da aviação para garantir a precisão.

A companhia aérea mais pontual globalmente em 2023, de acordo com os resultados da empresa, foi a Avianca. Baseada em Bogotá, na Colômbia, quase 86% de seus voos chegaram no horário. Isso representa um salto da sexta posição no ranking de 2022.

“É uma companhia aérea que passou por uma transformação significativa - ela mudou de marca e adotou um novo modelo de negócio”, disse Mike Malik, diretor de marketing da Cirium em uma coletiva de imprensa, citando a recuperação da Avianca após um pedido de falência em 2020.

A companhia aérea emergiu do processo de reorganização do Capítulo 11 em 2021, reduzindo suas dívidas e usando um modelo de companhia aérea de baixo custo com preços mais acessíveis e rotas ponto a ponto.

Logo atrás da Avianca veio a brasileira Azul (AZUL3), com um desempenho pontual de 85,51%, e a Qatar Airways com 85,11%. A americana Delta Air Lines (DAL) e espanhola Iberia completaram a lista dos cinco primeiros.

Pontualidade menor

Mas mesmo as melhores companhias aéreas não estão tão pontuais atualmente como já estiveram no passado. Com uma taxa de chegadas pontuais de 85,73%, o índice mais alto deste ano está “cerca de 2 pontos porcentuais abaixo do que costumava ser”, disse Malik. O mais alto em 2022 foi de 88,9%; em 2019, foi de 86,7%.

Também é notável a escassez de companhias aéreas japonesas, que normalmente estão entre as primeiras colocadas. A Cirium indicou que não está claro por que os números das companhias aéreas japonesas caíram drasticamente no final do terceiro trimestre de 2023.

Para a América do Norte, a Delta foi a mais pontual (84,7%), o que é esperado para uma companhia aérea que está em primeiro lugar regionalmente e entre as mais bem colocadas globalmente há três anos consecutivos. A Delta foi seguida pela Alaska Airlines (82,25%). Mas as classificações regionais também revelam algumas surpresas.

Com uma melhora em terceiro lugar, a American Airlines Group (80,61%) elevou seus números em 2023, segundo a Cirium: em 2022, a taxa de pontualidade da American era de 78,29%.

A companhia aérea também ficou em terceiro lugar globalmente no relatório mensal de pontualidade da Cirium para novembro, com 86,5% de seus voos chegando no horário durante um período de viagens movimentado no Dia de Ação de Graças.

As companhias aéreas africanas e do Oriente Médio também se destacaram em relação ao desempenho pontual das companhias aéreas da Ásia-Pacífico em 2023. Essa é uma mudança notável, segundo a Cirium, que observou que isso pode ser porque essas regiões conseguiram atender à demanda de capacidade.

Pelo segundo ano consecutivo, a Oman Air foi a companhia aérea mais pontual para o Oriente Médio e África. Seu desempenho pontual de 92,53% foi seguido pela Safair e Royal Jordanian.

Na Ásia-Pacífico, a All Nippon Airways do Japão foi a mais pontual, com apenas 82,75%. Japan Airlines e a indiana IndiGo completaram as três primeiras posições na região.

Na Europa, a Iberia Express com sede em Madri (84,5%) encabeçou o ranking, seguida pela Iberia e Norwegian Air Shuttle.

O vencedor da América Latina também teve ótimos resultados: a Copa Airlines teve um desempenho pontual anual de 89,46%. (Copa, Oman Air e Safair estão entre as companhias aéreas que não se qualificaram para o ranking global.)

Entre as companhias aéreas de baixo custo, a Safair da África do Sul ficou em primeiro lugar, seguida pela Hong Kong Express e Azul.

5 companhias aéreas mais pontuais do mundo em 2023

  • Avianca (Colômbia): 85,73%
  • Azul (Brasil): 85,51%
  • Qatar Airways (Catar): 85,11%
  • Delta Air Lines (EUA): 84,72%
  • Iberia (Espanha): 84,38%

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Quer conseguir cumprir as resoluções de Ano Novo? A economia pode te ajudar

Ilha em Dubai, que terá casa de Cristiano Ronaldo, se torna polo de bilionários