As companhias aéreas mais pontuais do mundo em 2023; uma brasileira está na lista

Companhias aéreas da América Latina e do Oriente Médio lideraram em pontualidade, de acordo com a consultoria Cirium; mas, no geral, as taxas foram mais baixas do que em outros anos

Avião decola em aeroporto nos EUA
Por Lily Girma
02 de Janeiro, 2024 | 12:35 PM

Bloomberg — Se a sua resolução de Ano Novo inclui voar nas companhias aéreas mais pontuais - além de escolher os melhores aeroportos - os resultados anuais de desempenho pontual de 2023 da Cirium, publicados em 2 de janeiro, devem ajudar.

A empresa de análise da aviação estuda dados de mais de 35 milhões de voos por ano, incluindo horários, frota de companhias aéreas e aeroportos, para fornecer informações sobre a indústria da aviação de forma abrangente.

Para suas classificações anuais de desempenho pontual das companhias aéreas, que são publicadas há mais de 15 anos, a Cirium examinou 600 fontes de dados de voo que abrangeram todo o ano de 2023 para determinar se as companhias aéreas cumpriram seus horários de chegada publicados. Chegar dentro de 14 minutos e 59 segundos desse horário de chegada programado é considerado pontual.

Para compensar as diferentes dimensões e modelos de operação das companhias aéreas, a Cirium também leva em consideração a capacidade de transporte de passageiros e o número de regiões servidas pela companhia aérea.

PUBLICIDADE

Para se qualificar na categoria global, uma companhia aérea deve servir três ou mais regiões internacionais diariamente. Todos os dados são processados com a ajuda de um conselho consultivo composto por especialistas da indústria da aviação para garantir a precisão.

A companhia aérea mais pontual globalmente em 2023, de acordo com os resultados da empresa, foi a Avianca. Baseada em Bogotá, na Colômbia, quase 86% de seus voos chegaram no horário. Isso representa um salto da sexta posição no ranking de 2022.

“É uma companhia aérea que passou por uma transformação significativa - ela mudou de marca e adotou um novo modelo de negócio”, disse Mike Malik, diretor de marketing da Cirium em uma coletiva de imprensa, citando a recuperação da Avianca após um pedido de falência em 2020.

A companhia aérea emergiu do processo de reorganização do Capítulo 11 em 2021, reduzindo suas dívidas e usando um modelo de companhia aérea de baixo custo com preços mais acessíveis e rotas ponto a ponto.

Logo atrás da Avianca veio a brasileira Azul (AZUL3), com um desempenho pontual de 85,51%, e a Qatar Airways com 85,11%. A americana Delta Air Lines (DAL) e espanhola Iberia completaram a lista dos cinco primeiros.

Pontualidade menor

Mas mesmo as melhores companhias aéreas não estão tão pontuais atualmente como já estiveram no passado. Com uma taxa de chegadas pontuais de 85,73%, o índice mais alto deste ano está “cerca de 2 pontos porcentuais abaixo do que costumava ser”, disse Malik. O mais alto em 2022 foi de 88,9%; em 2019, foi de 86,7%.

Também é notável a escassez de companhias aéreas japonesas, que normalmente estão entre as primeiras colocadas. A Cirium indicou que não está claro por que os números das companhias aéreas japonesas caíram drasticamente no final do terceiro trimestre de 2023.

PUBLICIDADE
Avião da Delta, a mais bem colocada na América do Norte

Para a América do Norte, a Delta foi a mais pontual (84,7%), o que é esperado para uma companhia aérea que está em primeiro lugar regionalmente e entre as mais bem colocadas globalmente há três anos consecutivos. A Delta foi seguida pela Alaska Airlines (82,25%). Mas as classificações regionais também revelam algumas surpresas.

Com uma melhora em terceiro lugar, a American Airlines Group (80,61%) elevou seus números em 2023, segundo a Cirium: em 2022, a taxa de pontualidade da American era de 78,29%.

A companhia aérea também ficou em terceiro lugar globalmente no relatório mensal de pontualidade da Cirium para novembro, com 86,5% de seus voos chegando no horário durante um período de viagens movimentado no Dia de Ação de Graças.

As companhias aéreas africanas e do Oriente Médio também se destacaram em relação ao desempenho pontual das companhias aéreas da Ásia-Pacífico em 2023. Essa é uma mudança notável, segundo a Cirium, que observou que isso pode ser porque essas regiões conseguiram atender à demanda de capacidade.

Pelo segundo ano consecutivo, a Oman Air foi a companhia aérea mais pontual para o Oriente Médio e África. Seu desempenho pontual de 92,53% foi seguido pela Safair e Royal Jordanian.

Na Ásia-Pacífico, a All Nippon Airways do Japão foi a mais pontual, com apenas 82,75%. Japan Airlines e a indiana IndiGo completaram as três primeiras posições na região.

Na Europa, a Iberia Express com sede em Madri (84,5%) encabeçou o ranking, seguida pela Iberia e Norwegian Air Shuttle.

O vencedor da América Latina também teve ótimos resultados: a Copa Airlines teve um desempenho pontual anual de 89,46%. (Copa, Oman Air e Safair estão entre as companhias aéreas que não se qualificaram para o ranking global.)

Entre as companhias aéreas de baixo custo, a Safair da África do Sul ficou em primeiro lugar, seguida pela Hong Kong Express e Azul.

5 companhias aéreas mais pontuais do mundo em 2023

  • Avianca (Colômbia): 85,73%
  • Azul (Brasil): 85,51%
  • Qatar Airways (Catar): 85,11%
  • Delta Air Lines (EUA): 84,72%
  • Iberia (Espanha): 84,38%

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Quer conseguir cumprir as resoluções de Ano Novo? A economia pode te ajudar

Ilha em Dubai, que terá casa de Cristiano Ronaldo, se torna polo de bilionários