A constante inovação no mundo dos pagamentos fez com que os consumidores mudassem suas preferências em relação à forma como fazem pagamentos ou administram seu dinheiro. Essas mudanças significativas se devem à forte presença da tecnologia e a um público mais disposto a experimentar novas formas de fazer compras. Para saber mais sobre como os latino-americanos fazem seus pagamentos, aqui estão 10 dados importantes de uma pesquisa recente da Mastercard realizada em 14 países da América Latina e do Caribe.
- Aumento do uso de métodos eletrônicos: 77% dos consumidores fizeram pagamentos eletrônicos nos últimos anos, sendo o crédito e o débito os mais comuns, tanto online quanto nas lojas físicas.
- Preferência por cartões de débito: Os cartões de débito se destacam como o método de pagamento digital mais importante, usados por 63% dos consumidores na região.
- Redução no uso de dinheiro: Um terço dos consumidores abandonou a preferência por dinheiro, sendo que mais da metade (63%) se sente confortável com o uso de novas tecnologias.
- Motivações para a adoção de pagamentos eletrônicos: 50% dos consumidores adotam pagamentos eletrônicos para reduzir o uso de dinheiro, enquanto 45% o fazem pela velocidade da transação. Na Argentina, 60% dos usuários carregam menos dinheiro físico consigo.
- Amplo uso de carteiras digitais: Dois terços dos consumidores usam carteiras digitais para transações online ou em lojas, com mais de 80% dos consumidores na Argentina e no Uruguai adotando esse método.
- Preferência de jovens adultos: 44% dos consumidores com idade entre 18 e 30 anos preferem carteiras digitais, sendo a conveniência o principal fator de suas escolhas de pagamento online.
- Pagamentos móveis em ascensão: Ao fazer compras, 44% dos consumidores usam dispositivos móveis para transações. O Brasil lidera com 86%.
- Segurança como prioridade: 83% dos latino-americanos consideram a segurança como o fator mais influente na escolha dos métodos de pagamento, seguido pela proteção das informações financeiras, com 79%.
- Preocupação com a privacidade: 73% dos entrevistados na América Latina e no Caribe consideram a privacidade como prioridade máxima nas transações digitais.
- Medidas de proteção de dados: 96% dos usuários tomam medidas para proteger seus dados, sendo as principais ações o uso de plataformas de pagamento seguras (45%), evitando compartilhar informações financeiras online (45%) e usando senhas fortes (44%).
Resumindo, o cenário de pagamentos na América Latina e no Caribe mostra uma tendência para métodos eletrônicos, destacando a importância da segurança e da privacidade para os consumidores da região. Para saber mais sobre a pesquisa da Mastercard sobre como os consumidores de 14 países da América Latina e do Caribe fazem pagamentos, clique aqui.
Escopo e metodologia da pesquisa
Os mercados pesquisados incluem Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, México, República Dominicana, Jamaica e Porto Rico. A pesquisa foi realizada entre 1º de novembro de 2023 e 19 de novembro de 2023 e consistiu em uma entrevista com 9.489 adultos com 18 anos ou mais.