Bloomberg — A Meta (META) e a IBM (IBM) estão se juntando a mais de 40 empresas para criar um grupo industrial dedicado ao trabalho de inteligência artificial de código aberto com o objetivo de compartilhar tecnologia e reduzir riscos.
A coalizão, chamada AI Alliance, se concentrará no desenvolvimento responsável da tecnologia de IA, incluindo ferramentas de segurança e proteção, de acordo com comunicado divulgado nesta terça-feira (5).
O grupo também buscará aumentar o número de modelos de IA de código aberto – em vez dos sistemas proprietários preferidos por algumas empresas – além de desenvolver um novo hardware e formar equipes com pesquisadores acadêmicos.
Os defensores da tecnologia de IA de código aberto, que é divulgada pelos desenvolvedores para uso de terceiros, veem a abordagem como uma forma mais eficiente de cultivar sistemas altamente complexos.
Nos últimos meses, a Meta lançou versões de código aberto de seus grandes modelos de linguagem, que são a base dos chatbots de IA.
“Acreditamos que é melhor quando a IA é desenvolvida abertamente – mais pessoas podem acessar os benefícios, construir produtos inovadores e trabalhar na segurança”, disse Nick Clegg, presidente de assuntos globais da Meta, em comunicado.
O grupo deve criar um conselho de administração e um comitê de supervisão técnica. Os participantes incluem Oracle, AMD, Intel e Stability AI, bem como organizações acadêmicas e de pesquisa como a Universidade de Notre Dame e a Mass Open Cloud Alliance.
O recente tumulto na OpenAI, criadora do ChatGPT, que demitiu e recontratou seu CEO, intensificou um debate global sobre como as empresas deveriam ser transparentes no desenvolvimento de poderosas tecnologias de IA.
A OpenAI não foi listada como participante da AI Alliance.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
As 10 ações mais recomendadas para dezembro, segundo 14 bancos e corretoras
CEO da Vale diz que China não pode controlar preço do minério de ferro
©2023 Bloomberg L.P.