Do Japão à Itália: os destinos que mais cresceram para millennials e a Geração Z

Lista anual da American Express leva em consideração o aumento das reservas em países e constatou preferência por destinos menos conhecidos nesses países

El monte Fuji se encuentra más allá de los edificios en Tokio, Japón, el viernes 11 de enero de 2019.
Por Sarah Rappapport
15 de Novembro, 2023 | 09:25 AM

Bloomberg — Os jovens ficaram muito, muito decepcionados por não poderem viajar ao Japão durante a pandemia de covid-19 e compensaram isso, e muito, em 2023.

O Japão, um dos últimos países a reabrir suas fronteiras, tornou-se o destino que mais cresceu para os viajantes millennials e da Geração Z em 2023, de acordo com dados da American Express. As reservas aumentaram mais de 1.300% em comparação com o ano “normal” pré-pandemia de 2019, disse a empresa.

Os dados são apresentados juntamente com a lista anual de destinos de tendência da American Express divulgada na terça-feira (14), que sugere lugares para viajar em 2024 com base nas reservas dos membros do cartão e nas recomendações dos consultores da Amex Travel.

Por exemplo, se os viajantes gostam da cultura e da beleza natural de Sedona, no estado americano do Arizona, eles deveriam visitar Santa Fé, no estado do Novo México, em vez disso, sugere a empresa.

PUBLICIDADE

O relatório de tendências globais da Amex, divulgado no início deste ano, indicou que 89% dos viajantes mais jovens dizem que querem visitar um lugar onde nunca estiveram antes, fora dos roteiros mais conhecidos.

Alguns desses destinos fora dos roteiros mais conhecidos entraram na lista dos cinco destinos que mais cresceram em 2023: a província de Rajasthan, no norte da Índia, onde ficam as cidades de Jaipur e Udaipur e no qual as reservas aumentaram mais de 600%; e San Miguel de Allende, no México, onde as reservas aumentaram mais de 400%.

Assim como o Japão, a Austrália, onde as reservas aumentaram quase 800% desde 2019, enfrentou um extenso lockdown devido à pandemia, o que dificultou as viagens para o país; no caso de Rajasthan, o sofrimento prolongado associado à brutal segunda onda da pandemia na Índia causou uma desaceleração significativa na recuperação das viagens.

A demanda estava reprimida para esses destinos, com a válvula de pressão sendo liberada apenas neste ano, disse Audrey Hendley, presidente da American Express Travel.

“O Japão tem estado na grande lista de viagens que as pessoas querem fazer e as viagens estão sendo reservadas agora com mais antecedência”, disse. As pessoas agora também estão vendo o país como um destino de esqui em potencial, e não apenas fazendo as paradas típicas em Tóquio e Osaka.

Completando os cinco principais destinos em crescimento para 2023, um ponto de acesso permanente conseguiu manter o ritmo de crescimento após um forte desempenho em 2021 e 2022. A Itália ficou em quarto lugar, com um aumento de mais de 500%, enquanto San Miguel de Allende, no México, teve um aumento de 400% nas reservas.

Outras empresas afirmam que seus dados são equivalentes aos da Amex.

PUBLICIDADE

“O interesse pelo Japão está crescendo muito”, disse Carolyn Addison, diretora de produtos da Black Tomato, empresa de viagens de luxo. “Do lado das vendas, vimos um aumento de 93% nas reservas para o Japão em relação a 2019 e um aumento de 175% nas reservas a partir de 2022.”

Em números absolutos, ela disse que é o segundo país mais popular para viagens em todo o mundo este ano, perdendo apenas para a Itália – uma prova da crescente atratividade do Japão durante todo o ano.

“Embora a popularidade das flores de cerejeira e das épocas festivas nunca diminua, alguns [clientes] adotaram viajar durante o verão, apesar do calor”, disse, acrescentando que as viagens de inverno para o Japão também aumentaram, tanto para esquiar quanto para viagens culturais.

Pensando em 2024, a Amex recomenda a cidade menos conhecida de Porto Cervo, na Sardenha, em vez da badalada cidade de Amalfi. “É uma ótima alternativa – ainda glamourosa sem ser tão movimentada”, diz Hendley. “Nossos clientes não querem ir para o lugar que aparece por todo o Instagram”.

Confira a lista da Amex com as 10 principais sugestões:

  • Se você gosta de Blue Mountains, Austrália, experimente: Adelaide Hills, Austrália
  • Se você gosta de Istambul, Turquia, experimente: Bodrum, Turquia
  • Se você gosta de Amalfi, Itália, experimente: Porto Cervo, Itália
  • Se você gosta das Ilhas Virgens Americanas, experimente: São Cristóvão e Névis
  • Se você gosta de Sapporo, Japão, experimente: Niseko, Japão
  • Se você gosta de Riviera Maya, México, experimente: San Miguel de Allende, México
  • Se você gosta de Sedona, Arizona, experimente: Santa Fé, Novo México
  • Se você gosta das Maldivas, experimente: Seychelles
  • Se você gosta de Agra, Índia, experimente: Udaipur, Índia
  • Se você gosta das Dolomitas, experimente: Zermatt, Suíça

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Por que a eleição na Argentina também importa para os planos da China