Bloomberg — Salários-base mais altos, mais folgas remuneradas, descontos em academias de ginástica, seguro de viagem - o setor de private equity está fazendo tudo o que pode para reter talentos, à medida que enfrenta uma queda persistente nas operações.
Com o aumento dos juros, tornando a captação de recursos e a saída das participações mais desafiadoras, as empresas de aquisições tornaram-se mais seletivas em suas admissões e estão se concentrando mais em manter sua equipe atual satisfeita, segundo um relatório da Preqin. O provedor de dados pesquisou 84 empresas de private equity em todo o mundo para chegar a essas conclusões.
Embora os salários tenham sido elevados em todos os níveis em 2023, os que ocupam cargos de nível júnior e médio tiveram o maior incremento. Os profissionais de nível médio obtiveram um aumento médio de cerca de 10% em relação ao ano anterior, o maior entre todos os outros níveis de senioridade, conforme o Private Capital Compensation and Employment Review 2024 da Preqin. Os seniores tiveram um aumento de cerca de 9%.
As recompensas por desempenho, que geralmente são reservadas para a alta administração, estão se tornando cada vez mais populares, com quase metade das empresas oferecendo-as este ano, em comparação com 24% em 2022.
Os pagamentos de bônus em dinheiro em 2023 podem ser discretos em comparação com os últimos dois anos, disse o relatório, acrescentando que menos empresas esperam que os salários-base aumentem mais de 10% em 2024.
Os valores dos acordos globais caíram cerca de um terço este ano, pois a incerteza econômica, as tensões geopolíticas e uma série de aumentos das taxas de juros pelos bancos centrais em todo o mundo para combater a inflação reduziram as fusões e aquisições.
O capital agregado levantado em 2023 continua seguindo uma tendência de queda. A captação de recursos atingiu US$ 900 bilhões no ano até setembro, e provavelmente ficará aquém dos US$ 1,4 trilhão captados em 2022, segundo o relatório da Preqin. Enquanto isso, o número de fundos fechados caiu 48% ao ano, de 4.471 em 2022 para 1.745 em setembro de 2023, mostrou o relatório.
Nesse ambiente, os funcionários estão recebendo benefícios não salariais, como pagamento de empréstimos estudantis, licença pessoal, assistência com seguro de carro e muito mais. As folgas dos funcionários aumentaram em dois dias nos últimos dois anos, enquanto as férias aumentaram em um dia para todos os níveis, exceto para os gerentes, que receberam dois dias adicionais em 2023.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Deep Blue Ventures: novo fundo mira growth stage e assessorar startups
Por que o financiamento para startups do clima despencou no último ano
© 2023 Bloomberg L.P.