Vale escolhe Ivan Fadel, ex-chefe de relação com investidores, como CEO da Bionow

Executivo irá comandar novo negócio da mineradora que visa produzir combustível mais limpo para a indústria siderúrgica, segundo fonte ouvida pela Bloomberg News

Signage at the Vale Copper Cliff Nickel Smelter in Sudbury, Ontario, Canada, on Wednesday, June 1, 2022. Nickel is the key ingredient in the stainless steel used in everyday appliances, but it's also critical for the transition away from fossil fuels, since it's used in the batteries automakers need to electrify the world’s car fleet.
Por Mariana Durão
19 de Outubro, 2023 | 06:09 PM

Bloomberg — A Vale (VALE3), segunda maior fornecedora de minério de ferro do mundo, escolheu seu ex-chefe de relações com investidores Ivan Fadel como CEO de um novo negócio que visa produzir combustível mais limpo para a siderurgia, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto ouvida pela Bloomberg News.

Fadel comandará a Bionow, subsidiária da Vale, formada para produzir biocarbono – produto com emissão zero obtido pela carbonização de biomassa.

O negócio está em seus estágios iniciais e por enquanto está focado em pesquisa e desenvolvimento, disse a pessoa. Em teste realizado em março, a Vale substituiu carvão com biocarbono como forma de queimar pelotas de minério de ferro utilizadas na siderurgia.

Fadel ingressou na Vale em 2014 vindo do Credit Suisse, em que fez a cobertura da mineradora como analista de ações antes de se tornar vice-presidente de banco de investimento.

PUBLICIDADE

Ele foi chefe de relações com investidores da Vale de 2020 até recentemente, e anteriormente administrou os negócios de joint ventures da empresa e atuou como diretor de investimentos em fertilizantes e carvão.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

China negocia fornecimento de minério com Vale e outras gigantes do setor

Dona da Fiat e Rio Tinto, concorrente da Vale, aumentam aposta em mineração de cobre