Bloomberg — Neste final de ano, grandes produções surgem em teatros de todos os tamanhos na cidade de Nova York, e estrelas do cinema como Aubrey Plaza, Josh Gad e Sarah Paulson sobem ao palco enquanto outras obras estreiam para seu primeiro público.
Dando continuidade a uma forte tendência desde que os teatros foram reabertos após o confinamento devido à pandemia, uma onda de histórias de artistas negros (contemporâneos e históricos) tem sido transmitida nos palcos, de “JaJa’s African Hair Braiding” a “Purlie Victorious” e “Hell’s Kitchen”, um novo musical com músicas da estrela pop Alicia Keys.
Até mesmo Stephen Sondheim, que faleceu em 2021, terá três produções em cartaz ao mesmo tempo: o revival “Sweeney Todd”, com Josh Groban e a vencedora do prêmio Tony Annaleigh Ashford, continua sendo o musical com um dos ingressos mais concorridos da cidade; “Merrily We Roll Along”, estrelado por Jonathan Groff, Lindsay Mendez e Daniel Radcliffe, está em cartaz com shows esgotados; e o último trabalho inacabado de Sondheim, “Here We Are”, ficará em cartaz no Shed com direção de Joe Mantello.
São muitas produções. Se reservar seus ingressos agora, é possível ter uma agenda cheia até as festas de fim de ano.
JaJa’s African Hair Braiding
Onde: Samuel J. Friedman Theatre
Quando: até 29 de outubro
Há uma década, Jocelyn Bioh era uma atriz da Broadway antes de se dedicar à escrita e fazer sucesso com o muito admirado e cômico “School Girls; Or, The African Mean Girls Play”. Agora, ela faz sua estreia na Broadway como dramaturga com “JaJa’s African Hair Braiding”, que se passa em um único dia em um salão de cabeleireiro do bairro do Harlem, onde as mulheres da vizinhança conversam sobre a vida e o amor enquanto seus cabelos são transformados em penteados magníficos.
Gutenberg! The Musical
Onde: James Earl Jones Theatre
Quando: até 28 de janeiro
Já se passaram alguns anos desde que Andrew Rannells e Josh Gad estrelaram o audacioso sucesso “The Book of Mormon” e estabeleceram uma amizade duradoura na Broadway. Agora, a dupla retorna nessa peça igualmente pateta, que teve uma bem-sucedida temporada fora da Broadway em 2006, sobre teatrólogos novatos que escrevem um musical sobre o inventor da prensa tipográfica e tentam atrair investidores. Rannells e Gad interpretam dezenas de personagens com um efeito cômico caótico.
Purlie Victorious: A Non-Confederate Romp Through the Cotton Patch
Onde: Music Box Theatre
Quando: até 7 de janeiro
Leslie Odom Jr., mais conhecido por sua atuação vencedora do prêmio Tony como Aaron Burr em “Hamilton”, retorna à Broadway nessa comédia mordaz sobre os esforços de um pregador para recuperar sua herança. A peça foi escrita pelo lendário Ossie Davis, que estrelou a produção original de 1963 com sua igualmente talentosa esposa, Ruby Dee. Seu papel será interpretado pela encantadora Kara Young, que se destacou na peça “Cost of Living” no ano passado.
Here We Are
Onde: The Shed
Quando: até 7 de janeiro
Por mais de uma década, Stephen Sondheim trabalhou em um novo e ambicioso musical baseado em dois filmes do influente cineasta surrealista Luis Buñuel. Pouco antes de morrer, em 2021, ele deu sua bênção ao espetáculo, permitindo que seus colaboradores de longa data – o dramaturgo David Ives e o diretor Joe Mantello – seguissem com a estreia póstuma fora da Broadway. Enquanto isso, o notoriamente complicado, mas amado, musical de Sondheim “Merrily We Roll Along”, de 1981, está agora na Broadway, depois de uma recente e aclamada temporada fora da Broadway, com Jonathan Groff, Daniel Radcliffe e Lindsay Mendez.
Fall for Dance
Onde: New York City Center
Quando: até 8 de outubro
Há 20 anos, essa mostra anual de outono é a principal mostra de dança da cidade. Cinco programas distribuídos ao longo de duas semanas oferecem ao público uma amostra de uma infinidade de estilos de dança apresentados por artistas locais e internacionais de primeira linha. Os destaques deste ano incluem o trabalho de Crystal Pite apresentado pelo Ballet BC (Programa 1); a virtuosa Sergio Bernal Dance Company da Espanha (Programa 2); trechos da produção pioneira de hip-hop “Jam on the Groove” (Programa 3); e o aclamado grupo brasileiro Grupo Corpo (Programa 5).
New York City Ballet e American Ballet Theatre
Onde: David H. Koch Theater
Quando: até 15 de outubro (New York City Ballet) e de 18 a 29 de outubro (American Ballet Theatre)
O City Ballet comemora seu 75º aniversário com uma temporada de outono inteiramente composta por obras de seu lendário cofundador, George Balanchine; ela apresenta cinco programas distintos que ilustram a impressionante amplitude de sua arte, da grandeza exuberante ao neoclassicismo elegante. Em seguida, o American Ballet Theatre se mudará para o Koch Theater com uma programação eclética cujos destaques incluem a arrebatadora “Petite Mort”, de Jiří Kylián; “The Dream”, de Frederick Ashton; e “On the Dnipro”, uma meditação de 2009 sobre amor e guerra do renomado coreógrafo ucraniano Alexei Ratmansky.
Hell’s Kitchen
Onde: The Public Theater
Quando: a partir de 24 de outubro
Com quase 10 anos de produção, esse novo musical, inspirado na vida da artista vencedora do Grammy Alicia Keys, finalmente chega aos palcos. “Hell’s Kitchen” acompanha a adolescência turbulenta de uma garota de 17 anos em um conjunto habitacional de Nova York e apresenta algumas das músicas de sucesso de Keys, bem como material novo que ela escreveu para a produção. Dirigida por Michael Grief (de “Rent”) e chegando com um burburinho comparável no teatro onde “Hamilton” nasceu, a peça gerou grandes expectativas.
Danny and the Deep Blue Sea
Onde: Lucille Lortel Theatre
Quando: de 30 de outubro a 7 de janeiro
Após uma aclamada atuação que rendeu uma indicação ao Emmy na segunda temporada de “White Lotus”, Aubrey Plaza faz sua estreia nos palcos no revival da peça “Danny and the Deep Blue Sea”, de John Patrick Shanley, de 1984. A produção já tem um dos ingressos mais concorridos da temporada. Christopher Abbot interpreta o estranho volátil que ela conhece em um bar do Bronx, e juntos eles embarcam em uma brutal montanha-russa romântica de violência, ternura e reflexões sobre a natureza do amor.
How to Dance in Ohio
Onde: Belasco Theatre
Quando: a partir de 15 de novembro
O novo musical mais intrigante, original e comovente da temporada, baseado no documentário homônimo de Alexandra Shiva de 2015, acompanha um grupo de jovens adultos autistas em um centro de aconselhamento em Columbus, Ohio, enquanto se preparam para um baile e enfrentam suas ansiedades sociais. Grande parte da equipe de criação está estreando na Broadway, assim como vários membros do elenco, incluindo os sete atores autistas que interpretaram seus papéis principais em uma produção muito bem recebida em Syracuse, Nova York.
Appropriate
Onde: Helen Hayes Theater
Quando: a partir de 29 de novembro
Há anos, o dramaturgo Branden Jacobs-Jenkins vem criando alguns dos teatros mais surpreendentes dos Estados Unidos. Agora, o duas vezes finalista do Pulitzer fará sua estreia na Broadway com essa peça de 2013 sobre uma família disfuncional que se reúne no Arkansas após a morte de seu patriarca. Naturalmente, os segredos vêm à tona e a família lida com seu passado, o que leva a um desdobramento que Jacobs-Jenkins interpreta com uma sagacidade mordaz. Sarah Paulson também estrela a produção.
The Rite of Spring: common ground(s)
Onde: Park Avenue Armory
Quando: de 29 de novembro a 14 de dezembro
Parece que todos os coreógrafos fizeram uma versão de “The Rite of Spring”, o famigerado ballet que causou sensação pela primeira vez em 1913, em parte por causa da chocante trilha sonora de Stravinsky. A versão de 1975 de Pina Bausch, considerada uma obra-prima, será apresentada aqui por um conjunto de 36 dançarinos de 14 países africanos. Ela será acompanhada por “common ground(s)”, um novo trabalho do eminente coreógrafo senegalês Germaine Acogny e do ex-bailarino de Bausch, Malou Airaudo, que atua como resposta e antídoto.
Dance at the Perelman
Onde: PAC-NYC: Perelman Performing Arts Center
Quando: diversas datas
A programação inaugural do novo e belíssimo espaço de apresentações de Nova York no World Trade Center inclui um trio de apresentações de dança interessantes: A estreia mundial de “Watch Night”, dirigida e coreografada por Bill T. Jones, mistura ópera e poesia com os movimentos evocativos de Jones (de 3 a 18 de novembro); “Is It Thursday Yet?” é estrelado por Jenn Freeman em um trabalho autobiográfico sobre seu diagnóstico de autismo e é dirigido e coreografado por Sonya Tayeh (de 8 a 23 de dezembro); e “The March”, uma exploração do movimento coletivo pelos estimados coreógrafos Tendayi Kuumba, Annie-B Parson e Donna Uchizono (de 10 a 16 de dezembro).
Florencia en el Amazonas
Onde: The Metropolitan Opera
Quando: de 16 de novembro a 14 de dezembro
A adorada ópera de 1996 de Daniel Catan recebe uma produção totalmente nova de Mary Zimmerman. Em uma das raras peças de língua espanhola do repertório contemporâneo, os espectadores acompanham a viagem de uma diva à Amazônia em busca de seu amante perdido, em um conto com um toque de realismo mágico. Sua trilha sonora exuberante e grandiosa será conduzida pelo diretor musical do Met, Yannick Nezet Seguin, e a diva da vida real Ailyn Pérez estrela a produção.
--Com a colaboração de James Tarmy.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Latinos já respondem por US$ 3,2 tri do PIB dos EUA, mostra relatório
Empresas se dividem entre liberar ou restringir ferramentas como ChatGPT no trabalho