Multimercado de ex-Morgan Stanley encerra atividades em meio a cenário adverso

Fundo da Upon tinha cerca de R$ 400 milhões sob gestão e era gerido por Thiago Melzer, que ajudou a supervisionar opções de câmbio no banco de Wall Street

Por

Bloomberg — A Upon Global Capital, gestora de recursos criada por um trader que deixou o Morgan Stanley (MS) na esteira de uma investigação interna contenciosa, decidiu pelo encerramento de seu fundo em meio a um forte contratempo enfrentado por essa indústria.

A Upon, que tinha pouco mais de R$ 400 milhões sob gestão segundo dados da Anbima (a associação que reúne empresas do mercado financeiro), avisou a clientes sobre uma assembleia geral de cotistas no próximo mês para aprovar a liquidação do fundo, segundo nota. A Upon planeja retornar os recursos aos clientes até 13 de outubro.

“Pensando em fazer o melhor para nossos clientes e sempre visando cumprir com a nossa obrigação fiduciária, acreditamos que o encerramento do projeto é uma decisão acertada para todos”, disse o fundo.

A Upon foi fundada por Thiago Melzer, que ajudou a supervisionar as opções de câmbio no Morgan Stanley até ser suspenso e desligado em 2021, após uma investigação interna sobre suspeita de marcação incorreta de posições.

Melzer depois contestou as conclusões do banco e um painel de árbitros independentes da Finra — autoridade reguladora do setor financeiro dos Estados Unidos — decidiu a seu favor no ano passado.

Melzer não respondeu imediatamente a pedido para comentários adicionais.

A Upon se junta a outras gestoras de multimercados que fecharam recentemente após resgates massivos enfrentados pelo setor e custos mais elevados em meio a juros de dois dígitos no Brasil.

A Upon, que tem Melzer como cofundador e diretor de investimentos, inicialmente prosperou. O fundo saltou 20% após taxas no ano passado, superando o índice de hedge funds da Anbima e o CDI, usado como referência.

Mas o fundo caiu 2% no acumulado de 2023, apresentando desempenho inferior ao de seus pares e ao do benchmark.

O fundo teve em abril sua maior queda mensal desde o lançamento devido a posições compradas (aposta na alta) em volatilidade que deram errado, e disse aos clientes em agosto que estava reduzindo uma posição vendida (aposta na queda) no índice S&P 500.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Como as casas de análise tiveram que se reinventar. E o que mira a maior delas

Gerdau cortará produção de aço nos EUA com greve em montadoras, diz CEO