Bloomberg — A startup de inteligência artificial OpenAI lançou um recurso para seu aplicativo ChatGPT que permite que o chatbot responda a perguntas e comandos falados com sua própria voz. Nas próximas duas semanas, os usuários poderão escolher uma voz no aplicativo do chatbot, escolhendo entre cinco personas com nomes como “Juniper”, “Breeze” e “Ember”.
O ChatGPT produzirá então áudio do texto gerado com a voz escolhida. O recurso estará disponível para assinantes do serviço ChatGPT Plus da OpenAI, que custa US$ 20 por mês, e para usuários corporativos.
A OpenAI lançou seu aplicativo ChatGPT em maio e já oferece uma capacidade de voz para texto que permite aos usuários conversar com o robô. Adicionar um recurso de resposta de áudio pode criar a sensação de que as pessoas estão tendo uma conversa mais humana.
A empresa espera que o novo recurso incentive o uso móvel de seu aplicativo, colocando-o em concorrência mais próxima com ofertas de assistentes pessoais como o Assistant, do Google (GOOGL), a Siri, da Apple (AAPL), ou o Alexa, da Amazon (AMZN).
Os pedidos à ferramenta podem ir desde contar uma história da Disney enquanto a pessoa se dirige ao parque temático ou pedir uma receita enquanto procura os ingredientes na cozinha.
Em um teste, a ferramenta narrou uma história sobre uma estrela-do-mar e um nabo. No entanto, embora o ChatGPT possa criar letras de músicas, o aplicativo se recusará a cantar.
As vozes do ChatGPT têm um som bastante semelhante ao humano (embora uma audição atenta revele um tom robótico). A OpenAI disse que trabalhou com dubladores para construir o modelo de IA de texto para voz que está por trás do recurso.
A empresa também disse que nas próximas semanas os usuários pagos e corporativos poderão acessar um recurso para o GPT-4 – um dos modelos de IA que alimenta o ChatGPT – para enviar uma imagem e uma pergunta relacionada a ela.
Será possível, por exemplo, fazer o upload de uma imagem de óculos de sol cor-de-rosa e pedir ao chatbot que sugira uma roupa para combinar, ou enviar uma imagem de um problema matemático e pedir ajuda para resolvê-lo.
O recurso, que a OpenAI anunciou no início deste ano quando apresentou o GPT-4, está disponível por meio do aplicativo e site do ChatGPT.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Amazon vai investir até US$ 4 bi na Anthropic, startup rival da criadora do ChatGPT
© 2023 Bloomberg L.P.