BP faz mudanças após saída de CEO e nomeia primeira mulher CFO do grupo

Kate Thomson, que é vice-presidente sênior de finanças para produção e operações da gigante do petróleo, atuará como diretora financeira interina

Por

Bloomberg — A BP nomeou Kate Thomson como diretora financeira interina, a primeira mulher a ocupar esse cargo, depois que a saída inesperada do CEO Bernard Looney provocou uma reorganização na liderança da empresa.

Thomson assume o cargo que era ocupado por Murray Auchincloss, que foi nomeado CEO interino na semana passada. Looney deixou a empresa abruptamente após admitir que não havia divulgado totalmente relacionamentos passados com colegas de trabalho.

Thomson, de 55 anos, é atualmente vice-presidente sênior de finanças para produção e operações da BP. Ela está na empresa há quase duas décadas ocupando vários cargos de liderança em finanças, incluindo tesoureira e head de impostos do grupo.

“As experiência e habilidades de Kate a tornam idealmente adequada para assumir o cargo de CFO interina. Ela traz um profundo conhecimento técnico juntamente com uma compreensão detalhada da BP”, disse Auchincloss em um comunicado.

A BP começou sua busca para substituir Looney permanentemente na semana passada, procurando candidatos internos e externos, segundo informou a empresa.

O presidente Helge Lund disse aos investidores que não concorreria ao cargo. A empresa nunca nomeou um CEO externo.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também:

Procura-se um CEO em uma das maiores empresas de petróleo do mundo

Quem são os 179 brasileiros entre os 500 mais influentes da América Latina