Bloomberg Línea — A América Latina está sob os holofotes globais devido ao impacto crescente que gera nos negócios, nos mercados de capitais, na cultura, nos esportes e até mesmo na religião. Neste ano, pode-se dizer que a região tem sido protagonista de forças que impulsionam o mundo.
Com uma identidade única, essas personalidades estão transformando paradigmas, com uma influência que se estende para além de suas fronteiras, em um contexto positivo para a América Latina.
Nesse contexto, a Bloomberg Línea apresenta a terceira edição da lista dos 500 mais influentes da América Latina em 2023, selecionados pelo comitê editorial após análise de 20 mercados.
Há 282 novos nomes em relação à edição do ano passado, o que mostra que se trata de uma lista “viva” que reflete o momento das economias da América Latina; se em 2021, no primeiro ano da seleção, o boom de investimento de venture capital em startups da região amplificou a influência de empreendedores, neste ano, executivos à frente de negócios que prosperam no ambiente de juros altos e incertezas se destacam.
OS 500 MAIS INFLUENTES DA AMÉRICA LATINA 2023
O Brasil tem sido protagonista no desenvolvimento da economia verde, sustentável. O país é o maior exportador mundial de soja, acaba de superar os Estados Unidos nas vendas de milho e está prestes a fazer o mesmo com o algodão, para citar apenas alguns exemplos de sua influência.
Nos negócios, o México ultrapassou a China como o maior parceiro comercial dos Estados Unidos. Na área cultural, a indústria musical latina ocupa as primeiras posições em rankings mundiais.
Nos EUA, celebra-se neste mês de setembro a herança hispânica no país, onde os negócios de latinos empregam 2,9 milhões de pessoas e faturam pelo menos US$ 472 bilhões, de acordo com o censo dos EUA.
Foram selecionadas pessoas que são líderes e exercem influências em seus respectivos setores, em um contexto econômico complexo, com altas taxas de juros e incertezas econômicas e políticas.
A lista inclui personalidades latino-americanas que têm impacto nos setores financeiro, artístico, científico e esportivo não apenas na região mas no mundo.
O objetivo da Bloomberg Línea não é estabelecer um ranking mas uma lista elaborada pelo comitê editorial para valorizar e destacar os latino-americanos que estão transformando o mundo.
Metodologia
A equipe editorial da Bloomberg Línea investigou mais de 20 países da região para destacar executivos, empresários, empreendedores, filantropos, atletas, artistas, ativistas, figuras públicas e cientistas.
Os editores levaram em consideração fatores como a criação de empregos, investimentos ou inovações que contribuíram para desencadear uma atividade econômica relevante, bem como a influência em diversas áreas de atuação.
A lista de 2023 inclui uma parcela crescente de mulheres que lideraram iniciativas para impulsionar a economia de seus países e que servem como inspiração para um universo crescente, bem como diversos grupos demográficos. Tudo isso de acordo com seus respectivos méritos.
Os 500 Mais Influentes da América Latina formam uma lista dinâmica que mudará a cada ano com base no desempenho dos escolhidos, bem como de acordo com a chegada ou o surgimento de novas personalidades que façam o desenvolvimento e a prosperidade acontecerem na região.
CONHEÇA OS 500 MAIS INFLUENTES DA AMÉRICA LATINA 2023
Leia também
Os CEOs de Melhor Desempenho na América Latina