Bloomberg — Carros elétricos estão quebrando todos os tipos de recordes nos Estados Unidos. Sua participação entre carros novos ultrapassou 7% pela primeira vez na metade do ano, superando um ponto crítico para a adoção em massa. Nos últimos meses, as vendas atingiram um recorde de 3 milhões.
Mas talvez o mais impressionante seja atingir um ritmo recorde de quase 1 milhão de novos VE por ano. Nos 12 meses até junho, os americanos compraram 977.445 carros que funcionam exclusivamente com eletricidade, de acordo com uma análise da Bloomberg Green.
Foram necessários 10 anos para os EUA venderem seu primeiro milhão de veículos totalmente elétricos, dois anos para alcançar o segundo milhão e pouco mais de um ano para chegar ao terceiro. Quando os números do último trimestre forem totalizados no próximo mês, o país estará a caminho do quarto milhão.
Uma outra maneira de olhar para o ritmo anual de compras de VE é usar as vendas dos últimos 12 meses, o que revela um progresso surpreendente. Neste método, cada novo trimestre do calendário mostra o ano de compras de VE até aquele ponto. Isso suaviza as flutuações sazonais que podem esconder tendências de longo prazo.
A única vez que as vendas de VE em 12 meses diminuíram foi em um breve período a partir do terceiro trimestre de 2019. Foi quando a Tesla exportou temporariamente uma parte significativa de seu estoque de Model 3 fabricados nos EUA para iniciar as vendas no exterior. O período também coincidiu com o início da pandemia.
A história da adoção de veículos elétricos nos EUA tem sido até agora a história de dois atores dominantes: o estado da Califórnia e a Tesla Inc. A Califórnia foi o primeiro mercado automobilístico global no top 10 a atingir o ponto de inflexão crucial de 5% das vendas de carros novos. A Tesla recentemente superou a Toyota como a marca de veículos mais vendida, elétrica ou não, no estado.
Para que os VE se tornem verdadeiramente mainstream nos EUA e para que a indústria automobilística de Detroit sobreviva à transição, os mercados precisam se expandir. Isso está começando a acontecer geograficamente, com a Califórnia perdendo parte de sua participação em VE nos EUA para estados como Texas, Flórida, Washington e Nova Jersey. No entanto, a Tesla ainda está muito à frente, sendo responsável por 61% de todos os VE já vendidos nos EUA.
Na semana passada, o analista da BloombergNEF, Corey Cantor, analisou um marco semelhante de 1 milhão de VE que incluiu híbridos plug-in. Se incluirmos todos os carros que vêm com um plugue, ele descobriu que os americanos já estão comprando um milhão de VE a cada nove meses - algo que certamente ouviremos mais sobre quando os números do terceiro trimestre forem tabulados.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
A estratégia de preços ‘secreta’ da Apple para ganhar mais com o novo iPhone
© 2023 Bloomberg LP