Os benefícios do pagamento com criptomoedas: uma revolução financeira global e a chegada da maior exchange global ao Brasil

As criptomoedas como forma de pagamento possuem taxas menores do que outros meios de pagamento, especialmente para transações internacionais

Por

O surgimento das criptomoedas representou um marco revolucionário na indústria financeira global, promovendo uma mudança fundamental na forma como as transações econômicas são compreendidas e realizadas. O uso de criptomoedas como forma de pagamento começou a ganhar força nos anos seguintes, à medida que a tecnologia blockchain ganhava reconhecimento.

A principal característica das criptomoedas é a sua descentralização e segurança proporcionada pela tecnologia blockchain, que garante registros imutáveis de todas as transações. Essas características atraíram um número crescente de entusiastas, investidores e empresas, levando ao crescimento da adoção e aceitação das criptomoedas como um meio legítimo de pagamento.

No Brasil, a história dos pagamentos com criptomoedas começou a ganhar destaque principalmente na última década. Embora inicialmente tenha havido incertezas e preocupações em relação ao seu uso, o cenário começou a mudar à medida que mais pessoas e empresas começaram a entender os benefícios dessa tecnologia. Mas a adoção mais ampla dessa alternativa estava limitada pela não existência de serviços e produtos que processem a operação com agilidade e segurança.

Mas quais são os benefícios para comerciantes e clientes?

  • Pagamentos com cripto facilitam a conversão imediata de criptomoedas em moeda fiduciária para o comerciante;
  • Taxas menores do que outros meios de pagamento, especialmente para pagamentos internacionais;
  • Possibilidade de converter o pagamento em moeda corrente ou manter os valores em cripto;
  • Transações são liquidadas em segundos, direto na carteira do comerciante;
  • Atrativo para novos clientes e entrada em um mercado em crescimento;
  • Menos intermediários envolvidos, o que reduz o custo das transações.

Muitos podem considerar que a volatilidade das taxas de câmbio torna impossível aos comerciantes estabelecer preços utilizando criptoativos. No entanto, a realidade é diferente. Muitos fixam os preços em criptomoeda sem precisar se preocupar com a volatilidade. Como? Comerciantes que aceitam stablecoins (atreladas a uma moeda fiduciária como euro ou dólar) amplamente reconhecidas estão em grande parte imunes a quaisquer flutuações no valor do ativo.

Maior exchange do mundo lança ferramenta de pagamentos no Brasil

Maior exchange de criptoativos do mundo, com centenas de moedas listadas, a Binance acaba de lançar no Brasil o Binance Pay, produto que permite que varejistas locais ofereçam a opção de pagamento cripto e aos clientes no país.

“Pagamento é um dos casos de uso mais populares das criptomoedas. Empresas e comerciantes podem se beneficiar da rapidez e comodidade do processo, baixos custos e segurança. No Brasil, onde as taxas de adoção de criptomoedas estão entre as maiores do mundo, o lançamento é especialmente relevante. Ao aceitar cripto, eles aumentam o leque de potenciais novos clientes”, comenta Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance no Brasil.

A América Latina ocupa a sétima posição no ranking global de adoção de criptomoedas de acordo com o Índice Global de Adoção de Criptomoedas de 2022 elaborado pela Chainalysis. A atividade no campo das criptomoedas na região corresponde a 9,3% do volume total mundial, segundo o relatório compilados entre julho de 2021 e junho de 2022. Durante esse período, os cidadãos da América Latina receberam um montante de $562 bilhões em criptomoedas, indicando um aumento de 40% em comparação com os 12 meses anteriores. Cinco dos trinta países líderes no referido índice estão localizados na região, com destaque para o Brasil, que ocupa a sétima posição.

A plataforma oferece uma maneira intuitiva e eficaz de realizar pagamentos, suportando mais de 70 criptomoedas, incluindo Bitcoin, BNB e Ethereum. Com a agilidade característica das criptomoedas, o Binance Pay permite que qualquer transação seja liquidada em segundos. O serviço permite que usuários da Binance, que já superam os 150 milhões no mundo, usem suas criptomoedas para fazer compras sem pagar taxas. Além de acessar esse público, o varejista lança mão de uma solução que transfere os fundos de forma segura, imediata e com taxas mais baixas.

Ainda que o uso de criptomoedas para compras no varejo não seja tão predominante quanto outros métodos, essa modalidade está em constante crescimento. De acordo com uma pesquisa da PYMNTS com comerciantes que possuem vendas online anuais de pelo menos US$250 milhões, 46% deles aceitam criptomoedas como forma de pagamento. A pesquisa também aponta que “85% das empresas com vendas online anuais superiores a US$1 bilhão afirmam aceitar algum tipo de método de pagamento habilitado para criptomoedas”.