Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia e ótima leitura!
O mercado de consumo de luxo no Brasil vai ganhar nova fronteira em breve - no campo. A 100 km de São Paulo, em Porto Feliz, a Fazenda Boa Vista, um condomínio de ultrarricos com cerca de 1.000 propriedades em uma área de 13 milhões de m², cercado de verde, terá em seus arredores um shopping center, com previsão de inauguração no segundo semestre de 2024.
O shopping vai ampliar o ecossistema de empreendimentos voltados para o público de alta renda na região, minuciosamente arquitetados pela JHSF desde meados dos anos 2000.
Em entrevista à Bloomberg Línea, o CEO da JHSF, Thiago Alonso, disse que o shopping vai atrair marcas globais premium - muitas das quais já presentes no Cidade Jardim e no Shops Jardins - para o Boa Vista Village, expansão da Fazenda Boa Vista, que, por sua vez, ganha os contornos de uma cidade à parte, com a construção de uma escola e um hospital.
⇒ Leia mais: Como a JHSF pretende levar o consumo de luxo para o campo, segundo o CEO
No Radar
Mesmo com ganhos recentes, os mercados caminham para o fechamento de um dos piores meses do ano, considerando a desaceleração dos Estados Unidos apontada em dados recentes e a expectativa crescente pelo fim do aperto monetário. O foco hoje está no indicador de julho de consumo pessoal (PCE), antes do relatório de emprego (payroll) de amanhã.
🏮 Luz no túnel? A atividade manufatureira da China medida pelo Departamento Nacional de Estatísticas caiu pelo quinto mês consecutivo em agosto, situando-se em 49,7, mas ficou acima do esperado. A recuperação de novos pedidos e da produção trouxe esperanças de uma recuperação. Enquanto isso, o Japão viu sua produção industrial cair -2% em julho, além do previsto (-1,4%), devido à fraqueza na China e ao aperto monetário nos EUA e Europa.
🤖 Corrida acelerada. Cohere, startup de inteligência artificial que rivaliza com a OpenAI, está trabalhando com JPMorgan e Goldman Sachs para uma nova rodada de financiamento, segundo a Bloomberg. A empresa canadense, apoiada por investidores como Nvidia e Oracle, levantou US$270 milhões em junho, com uma avaliação de até US$2,2 bilhões, e espera conseguir um valuation mais alto agora.
🍏 Relógios em 3D. A gigante da tecnologia Apple estaria testando o uso de impressoras 3D para produzir os chassis de aço de vários de seus próximos Apple Watches, segundo fontes da Bloomberg, o que representaria uma grande mudança na forma como a empresa fabrica seus itens. A mudança no processo de manufatura, que poderia se expandir a outros produtos da big tech, traria uma simplificação da cadeia, economia de tempo e materiais.
→ Leia a nota completa na seção de Mercados
🟢 As bolsas ontem (30/08): Dow Jones Industrials (+0,11%), S&P 500 (+0,38%), Nasdaq Composite (+0,54%), Stoxx 600 (-0,15%), Ibovespa (-0,73%)
As bolsas dos EUA fecharam com ganhos pela quarta sessão seguida, impulsionadas pela perspectiva de fim do ciclo e alta de juros fortalecida por um novo conjunto de dados que retrataram moderação do crescimento.
Agenda
Esta é a agenda prevista para hoje:
• EUA: Índice de Preços PCE/Jul, Renda, Gastos e Consumo Pessoal/Jul, Demissões Anunciadas-Challenger/Ago, Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego, PMI-Chicago/Ago
• Europa: Zona do Euro (IPC/Ago, Taxa de Desemprego/Jul); Reino Unido (Índice de Preços de Imóveis-Nationwide); Alemanha (Vendas no Varejo/Jul, Taxa de Desemprego na Alemanha/Ago); França (PIB/2T23, IPP/Jul, IPC/Ago, Gasto dos Consumidores/Jul); Itália (IPC, Taxa de Desemprego/Jul); Espanha (Transações Correntes/Jun); Portugal (IPC/Ago, PIB/2T23)
• Ásia: Japão (Construção de Novas Casas/Jul, Gastos de Capital/2T23, PMI Industrial/Ago); China (PMI Industrial-Caixin/Ago); Hong Kong (Vendas no Varejo/Jul)
• América Latina: Brasil (Taxa de Desemprego, Balanço Orçamentário/Jul, Dívida Líquida e Bruta/PIB/Jul); México (Taxa de Desemprego/Jul); Argentina (Receita Tributária)
• Bancos centrais: Atas da Reunião de Política Monetária-BCE, Discurso de Huw Pill (BoE), Saldos de Reservas com Bancos (Fed)
🗓️ Os eventos de destaque na semana →
Destaques da Bloomberg Línea:
• Sob pressão, Apple prepara iPhone 15 com salto de qualidade - e preços
• Para Barclays, corte maior da Selic custou credibilidade ao Banco Central
• Mercado Livre renova programa de fidelidade em busca de engajar mais o cliente
→ E mais na versão e-mail do Breakfast:
• Também é importante: Com o Credit Suisse, UBS tem o maior lucro trimestral já registrado por um banco | Venezuela de Maduro recebe nafta de Eni e Repsol para aliviar falta de combustível | Google adicionará modelos de IA de Meta e outras empresas a seu serviço em nuvem
• Opinião Bloomberg: A exploração da Foz do Amazonas pelo governo Lula vale o impacto ambiental?
• Para não ficar de fora: Efeitos previstos do El Niño no Brasil podem afetar também o seu café