Conteúdo Patrocinado

JBS movimenta 2,1% do PIB brasileiro

Segundo estudo inédito realizado pela Fipe, companhia é responsável por contribuir para a geração de 2,7% dos empregos no país

[BRANDED CONTENT] JBS movimenta 2,1% do PIB
JBS

Leia esta notícia em

Inglês
Tempo de leitura: 2 minutos

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, desempenha um papel crucial na economia brasileira. Segundo um estudo inédito realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), via Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo, a companhia é responsável por movimentar 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e contribuir para a geração de 2,7% dos empregos no país. O estudo analisou a relevância socioeconômica das cadeias produtivas associadas à JBS, traçando um panorama abrangente do impacto da empresa no cenário nacional.

Com unidades de produção em mais de 130 municípios, a companhia tem papel fundamental na geração de riqueza em todo o país, com os efeitos positivos se estendendo para cidades vizinhas. Sob a coordenação dos pesquisadores Eduardo Amaral Haddad e Carlos Roberto Azzoni, o levantamento identificou que a presença da JBS em um município induz ganhos de produtividade, estimulando o crescimento econômico nas regiões em que opera.

O método de avaliação adotado pela pesquisa envolveu uma análise de informações públicas e privadas, permitindo a determinação do tamanho das cadeias de produção associadas à JBS. Para isso, foram utilizadas técnicas de modelagem de insumo-produto, que destacam a interconexão entre diferentes setores econômicos. Diversos fatores como produção, capital, consumo das famílias, exportações, insumos, trabalho e terra foram considerados para elaborar o cálculo. Ao todo, 67 setores e 127 produtos foram minuciosamente analisados.

Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS, enfatizou a importância do estudo para a empresa que celebrou seu 70º aniversário. Ele destacou como a indústria de alimentos, representada pela JBS, contribui de maneira substancial para o país, gerando empregos diretos e indiretos e estimulando uma ampla rede de fornecedores e clientes.

Além de seus 145 mil colaboradores diretamente ligados a suas unidades, centros de distribuição e escritórios, o impacto da companhia se estende a uma vasta rede de empregos. Os dados apontam que as cadeias de produção relacionadas à JBS empregaram 2,9 milhões de pessoas. Um exemplo desse impacto é observado em Barra do Garças (MT), onde para cada 100 empregos gerados pela JBS, surgem outros 597 empregos nos fornecedores de insumos, 227 empregos no estado e 370 empregos em outras regiões do Brasil.

Através de sua plataforma diversificada que abrange aves, suínos, bovinos, ovinos e alternativas à base de plantas, a JBS não apenas se destaca como uma das maiores empresas de alimentos globalmente, mas também reafirma seu compromisso com a qualidade, segurança alimentar e sustentabilidade.