Investidores usam ferramentas de análise de dados para incrementar decisões estratégicas em criptomoedas

Relatório do braço de pesquisa da Binance destaca benefícios do crescente número de ferramentas de análise de dados

Por

A Binance, maior exchange por volume de negócios do mundo, lançou um estudo que se aprofunda nas ferramentas de análise de dados para cripto. O relatório “Crypto Data Tools: What You Need to Know” fornece uma visão aprofundada das ferramentas e métricas essenciais necessárias para analisar e compreender o mundo das criptomoedas e está disponível para download no site oficial da Binance Research, braço de pesquisa da exchange.

Elaborado por dois dos especialistas, Ken Ying Sim e Nicholas Tan Yi Da, que possuem uma profunda compreensão do setor de criptomoedas e suas complexidades, o relatório explora uma ampla gama de tópicos, fornecendo uma visão geral dos diferentes tipos de ferramentas de dados disponíveis no mercado atual, uma análise detalhada das várias maneiras pelas quais a análise de blockchain pode ser utilizada, bem como os tipos de dados na cadeia.

Em 2010, o Block Explorer tornou-se a primeira ferramenta que permite visualizar os detalhes das transações na rede do Bitcoin. Entre 2012 e 2014, surgiram os agregadores de dados de criptoativos, mostrando preços de moedas e volumes de negociação. Já em 2015, foi disponibilizado o GraphQL como código aberto, garantindo suporte para contratos inteligentes e dados finanças descentralizadas (DeFi). De 2017 para 2018, houve o lançamento de plataformas compatíveis com consultas SQL, como Dune Analytics e Flipside. Os analistas de dados passam a poder fazer consultas facilmente em transações na cadeia. Desde de 2020 até os dias atuais, plataformas abrangentes de monitoramento de dados e ferramentas alimentadas por inteligência artificial, como DeFillama e Arkham Intelligence, vêm sendo desenvolvidas.

Exploradores de blocos, como o Etherscan, fornecem dados brutos em cadeia, mas não oferecem uma visão completa das variáveis importantes, como usuários ativos diários e receita, destaca o relatório da Binance. A análise de dados na cadeia é essencial para transformar transações em insights valiosos e tomar decisões embasadas. Nesse sentido, surgiram provedores mais sofisticados de análise de dados em blockchain. A demanda por análise de blockchain impulsionada por IA, como a oferecida pela Arkham Intelligence, está em alta, pois essa tecnologia pode identificar fraudes e aprimorar estratégias de negociação de forma eficiente.

Verticais da análise de dados

O estudo foca em três verticais:

  • Ferramentas de monitoramento de dados do ecossistema: essas ferramentas são projetadas para fornecer uma visão abrangente do panorama de mercado, abrangendo uma ampla variedade de variáveis em CeFi e DeFi, bem como insights derivados da escuta social.
  • Ferramentas de análise de contratos e transações: essa família de ferramentas oferece principalmente recursos de painel de controle e capacidades de avaliação de risco de contratos. Elas permitem que os indivíduos realizem uma análise aprofundada de contratos inteligentes e transações, transformando dados brutos em insights valiosos.
  • Infraestruturas com foco em dados: esses projetos servem como base para viabilizar uma ampla variedade de casos de uso dentro de aplicativos descentralizados Web3 (DApps). Eles capacitam a democratização de dados, por exemplo, facilitando a integração de oráculos que fornecem dados de mercado precisos para protocolos DeFi.

Evolução de dados cripto

As ferramentas de análise podem ser aplicadas de forma eficaz em várias áreas-chave. Um dos casos de uso abordados no estudo é o rastreamento de fluxos de fundos, que envolve a identificação dos movimentos de fundos entre várias entidades, monitorando endereços “baleia” com saldos substanciais de ativos. A aplicação de tecnologias de IA, como as oferecidas pela Arkham Intelligence, permite obter insights e conexões mais abrangentes nesse processo.

Outro caso de uso ressaltado é a auditoria de contratos inteligentes, em que os contratos são analisados para melhorar a segurança e reduzir vulnerabilidades, prevenindo potenciais explorações. Ferramentas como DeFi introduzem pontuações de fatores de risco para esse fim.

A análise dos fundamentos de projetos de criptomoedas também é abordada no relatório. Compreender as métricas fundamentais de projetos cripto desempenha um papel vital na tomada de decisões informadas de investimento. Por exemplo, para exchanges descentralizadas (DEXs), especialmente as DEXs com modelos de mercado automatizados (AMM), o TVL (Total Value Locked) é uma métrica que influencia a liquidez e spreads de compra/venda para negociações eficientes.

Por fim, foi mencionada a prática do copy trading, em que grandes detentores de carteiras e traders profissionais são monitorados por meio de exploradores de carteiras, como o DeBank. imitar suas estratégias aumenta as chances de obter retornos consideráveis.

Mapa de ferramentas de dados cripto

Um dos tópicos abordados no report foi o Mapa de Ferramentas de Dados Cripto. Ele fornece uma visão geral das ferramentas disponíveis e dos projetos de infraestrutura no ecossistema cripto que podem ser utilizados na análise de dados relacionados a ativos digitais.

Foram identificados uma variedade de tipos de dados relevantes, abrangendo tanto fontes na cadeia quanto fora da cadeia, que vão além dos dados de transações mais comumente utilizados. Ele se trata de um compilado com base em informações publicamente disponíveis, e não tem a intenção de apresentar uma lista exaustiva de projetos no espaço de dados cripto. Seu objetivo é apresentar uma combinação equilibrada de participantes estabelecidos e projetos emergentes. Os projetos apresentados foram mapeados de acordo com seus principais casos de uso.

A Binance continua comprometida em fornecer acesso a informações confiáveis e recursos educacionais aos seus usuários, à medida que o setor de criptomoedas cresce e evolui. O relatório “Crypto Data Tools: What You Need to Know” é mais um passo na direção de capacitar a comunidade e ajudar a impulsionar a adoção em larga escala das criptomoedas.

Para conferir o relatório completo, clique aqui.

Sobre a Binance

A Binance é a maior provedora global de infraestrutura para o ecossistema blockchain e de criptomoedas, com um conjunto de produtos financeiros que inclui a maior corretora de ativos digitais por volume de transações. Com a confiança de milhões de pessoas no mundo todo, a plataforma Binance é dedicada a aumentar a liberdade financeira dos usuários e possui um portfólio incomparável de produtos e ofertas de criptomoedas, incluindo finanças, educação, dados e pesquisa, bem-estar social, investimento e incubadora, soluções de descentralização e infraestrutura, entre outros. Para mais informações, acesse https://www.binance.com.

Sobre a Binance Research

A Binance Research é o braço de pesquisa da Binance, a principal exchange de criptomoedas do mundo. A equipe está comprometida em fornecer análises objetivas, independentes e abrangentes e pretende ser a líder de pensamento no universo cripto. Nossos analistas publicam regularmente ensaios com insights sobre tópicos relacionados, mas não limitados ao ecossistema de criptomoedas, tecnologias blockchain e os temas mais recentes do mercado.