Bloomberg — A temporada de abertura de restaurantes em Nova York chegou. O outono no hemisfério norte é tradicionalmente um período em que os proprietários optam por abrir as portas de novos estabelecimentos, à medida que os clientes retornam das férias de verão, desdobram seus guardanapos e se preparam para comer.
Se há uma tendência nas aberturas deste ano, são os proprietários estabelecidos com conceitos novos - e meio novos - que estão prontos para lançar na cidade.
Em Williamsburg, a chef Missy Robbins e o sócio Sean Feeney do famoso Lilia acabaram de inaugurar o Misipasta, uma loja italiana de produtos alimentícios com um bar de aperitivos e um cardápio conciso para consumo no local.
Simon Kim, proprietário do popular local de churrasco coreano Cote, está voltando sua atenção para frango frito no Coqodaq, no distrito de Flatiron, em Manhattan, enquanto o chef veterano Andrew Carmellini se concentrará na elegante culinária ítalo-francesa no elegante Hotel Fifth Avenue, em breve.
Os fãs de pizza - e há muitos - comemorarão a chegada em West Village de duas das pizzarias mais populares da cidade: L’industrie Pizzeria and Mama’s Too!
As opções de jantar em Midtown se expandirão quando o chef Jean-Georges Vongerichten abrir seu estabelecimento sazonal e sofisticado, Four Twenty Five, no térreo do novo arranha-céu 425 Park Avenue. Novas opções também estão chegando a Midtown West, onde Marco Prins e Max Natmessnig lançarão uma nova era no Chefs Table at Brooklyn Fare, com três estrelas Michelin, após a saída inesperada do chef de longa data César Ramirez.
Midtown também é lar de um dos lugares mais esperados da cidade: a estreia do Sushi Sho, de Keiji Nakazawa, um dos lendários chefs de sushi do mundo, ao lado do hotel Andaz 5th Avenue.
Dezenas de expansões e aberturas menores que não estão listadas abaixo incluem a extensão da padaria Frenchette para o Museu Whitney em West Village e a introdução de refeições à la carte e uma loja de varejo em SoHo na filial do Salumeria Roscioli, restaurante apreciado em Roma.
Então, prepare-se para fazer suas reservas de outono. Os seguintes locais para jantar estarão abertos antes que você perceba.
Misipasta, Williamsburg, Brooklyn
Nesta alimentari experimental (mercearia italiana), Robbins e Fenney estão vendendo o tipo de massas caseiras e molhos que tornaram seus restaurantes Misi e Lilia em Brooklyn impossíveis de entrar. “A ideia é lhe dar as ferramentas para cozinhar como eu cozinho nos restaurantes, com os ingredientes que eu uso”, diz Robbins. Um cardápio curto permite que os clientes experimentem os produtos antes de comprá-los: tanto as anchovas quanto o pólen de erva doce apresentados no prato de tomates assados lentamente com anchova defumada estão à venda; assim como a massa que acompanha o espaguete com bottarga, limão e migalhas de alho.
Um jardim escondido nos fundos, com seu espaço pintado de branco e algumas mesas, transporta os clientes diretamente para a Itália.
Inaugurado em 21 de agosto.
Uzuki, Greenpoint, Brooklyn
Não é fácil encontrar macarrão Soba feito inteiramente de farinha de trigo-sarraceno, que tem um sabor intensamente mais amanteigado do que a versão comum que é feita com uma mistura de 20% de farinha de trigo. O chef Shuichi Kotani passou 25 anos aperfeiçoando a técnica e vende a sua própria brand de macarrão Soba embalado, chamado Towari. Agora ele está se preparando para oferecer sua especialidade ao público no Uzuki, na rua Guernsey em Greenpoint. O trigo-sarraceno será a base para pratos que vão desde chips e tofu com sabor de Soba até sorvete e cerveja. O destaque serão os noodles, servidos com pato, bem como opções menos convencionais como sashimi de chutoro. Ao contrário dos noodles Soba comumente servidos nos Estados Unidos - em uma bandeja ao lado de um molho - a versão do Uzuki virá com coberturas e molhos na mesma tigela.
Abertura prevista: Início de setembro.
Mama’s Too!, West Village
Frank Tuttolomondo colocou fatias quadradas curiosamente cobertas e sanduíches muito recheados no mapa em sua minúscula pizzaria Mama’s Too! na Upper West Side, onde as pizzas cobertas com elote (milho estilo mexicano, coberto com maionese) estão ao lado das inspiradas em cacio e pepe (queijo e pimenta). Agora, a autoridade em pizza está expandindo para um terreno relativamente vasto de 280 m² na Bleecker Street, que, ao contrário de seu espaço na UWS, terá assentos internos. As mesmas fatias estilo focaccia e sanduíches ítalo-americanos em pão de semolina com sementes assado na casa agora estarão disponíveis diariamente, em vez de como um especial ocasional.
Vinhos e cervejas italianas serão servidos com pequenos pratos de arancini e croquetes de batata. Fique de olho também nos sabores de sorvete, como tiramisu e sorbet de melão Charentais, vendidos por bola e pote.
Data de abertura prevista: Final de setembro
L’industrie Pizzeria, West Village
Uma das pizzarias mais populares da cidade, a L’industrie em Williamsburg, está levando suas pizzas cobertas com burrata e sanduíches sazonais para o West Village de Manhattan. O co-proprietário Massimo Laveglia diz que sua segunda pizzaria irá assar as mesmas pizzas estilo Nova York que atraem filas longas no Brooklyn, mas o local do West Village oferecerá assentos internos expandidos para cerca de 20 convidados. Na nova filial, ele e o co-fundador Nicholas Baglivos, em parceria com Alex Saper, co-fundador do Eataly, e seu irmão Adam, servirão uma seleção rotativa de vinhos naturais por taça.
Eles também oferecerão seu popular gelato e sorbetto estilo máquina de sorvete em opções como pistache e uva Concord - feitos em uma máquina Carpigiani, a Rolls-Royce das máquinas de sorvete. O design será semelhante ao visual industrial de aço inoxidável e tijolos da localização do Brooklyn.
Data de abertura prevista: Final de setembro
Radio Star, Greenpoint, Brooklyn
“Estamos buscando uma combinação entre uma trattoria do norte da Itália e um diner dos Estados Unidos dos anos 1940, com culinária mediterrânea”, diz Sara Conklin, sobre o futuro ponto de encontro mediterrâneo, Glasserie. Ela está se preparando para apresentar o Radio Star na Greenpoint Avenue. Sob o comando do chef do Glasserie, Yusuf Lovett, o local aberto o dia todo terá bancos originais de cromo e balcões de carvalho dos anos 50. Haverá espaço para 40 pessoas no interior e para mais 52 no amplo pátio externo. O menu europeu costeiro incluirá pequenos pratos, como pães achatados em forma oval cobertos com cebolas caramelizadas, anchovas e rúcula, e rolinhos de folhado de cordeiro crocante. As bebidas incluirão coquetéis clássicos e sazonais.
Abertura prevista: Início do outono
Bangkok Supper Club, West Village
Do grupo por trás do picante restaurante tailandês Fish Cheeks, surge o Bangkok Supper Club focado em churrasqueira a carvão na Hudson Street. Trabalhando em uma cozinha aberta em um espaço minimalista com tons terrosos, o chef nascido em Bangkok, Max Wittawat, oferecerá um menu de pequenos pratos que reinterpretam pratos tailandeses tradicionais. Sua versão do arroz de frango Hainanês se traduz como asinhas recheadas com arroz cremoso de gengibre e coentro. Os coquetéis modernos, do ex-bartender Suwincha Singsuwan (do Rabbit Hole de Bangkok), destacam ingredientes tailandeses, como as folhas de pandan de sabor amendoado e o molho de peixe.
Abertura prevista: Setembro
Chef’s Table at Brooklyn Fare, Midtown West
No início de outubro, o renomado destino gastronômico reconhecido globalmente - um dos cinco restaurantes em Nova York com três estrelas Michelin - apresentará dois chefs executivos para comandar a cozinha após a demissão abrupta de seu líder de longa data, César Ramirez. (A troca de chef é resultado de uma ação judicial em curso entre Ramirez e o proprietário Moneer Issa.) Os veteranos da Chef’s Table, Max Natmessnig (que recentemente liderou o restaurante Alois, com duas estrelas Michelin, em Munique) e Marco Prins (chef principal do restaurante Grace, em Roterdã), irão liderar o restaurante requintado de 18 assentos no balcão e seis mesas. A equipe também pode adicionar uma área externa de pátio-jardim.
Natmessnig e Prins estão trabalhando na comida que servirão, embora o formato de um menu de degustação de 13 pratos, a US$ 430, não esteja programado para mudar. Um prato em desenvolvimento é a pescada francesa grelhada, coberta com mexilhões defumados e lardo, servida com um molho de limão salgado e óleo de folha de figueira.
Abertura prevista: 4 de outubro.
Theodora, Fort Greene, Brooklyn
Desde 2017, quando começou a oferecer comida moderna do Oriente Médio, o Miss Ada tem sido um grande sucesso em Clinton Hill, Brooklyn. Em seu segundo projeto na Greene Avenue, o chef e proprietário Tomer Blechman vai enfatizar peixes maturados a seco e legumes da estação cozidos em fogo de lenha, com pratos como cavala espanhola maturada quatro dias com salsa de óleo de chili mexicano picante e salmoriglio, o condimento italiano à base de limão e alho, e uma versão tailandesa de falafels com limão kefir e curry. O salão de jantar com 75 lugares e muita luz terá assentos no bar na frente e banquetes na parte de trás, com vista para a cozinha aberta. Para complementar o menu cheio de sabor, Maggie Dahill está montando uma lista de vinhos tanto global quanto natural.
Previsão de Abertura: Outubro
Café Carmellini, NoMad
O bairro NoMad de Manhattan tornou-se o centro dos hotéis, com novas aberturas da Virgin até o Ritz Carlton New York. A mais recente é o Fifth Avenue Hotel, nomeado assim por sua localização entre as ruas 28 e 29. O restaurante no térreo será comandado pelo Carmellini, cujo império inclui os famosos restaurantes italianos Locanda Verde e Carne Mare. Este restaurante italiano-francês de 98 lugares, à la carte e de alta gastronomia, apresentará cannelloni de lagosta com caviar e carpaccio de robalo com manteiga marrom, alcaparras e uvas verdes. O espaço grandioso, com estilo maximalista e assentos de banquete azul, será ancorado por um par de árvores enormes.
Previsão de Abertura: Outubro
Metropolis por Marcus Samuelsson, Distrito Financeiro
A profunda diversidade culinária de Nova York inspirou Marcus Samuelsson, proprietário do Red Rooster, a criar seu lugar no novo Perelman Performing Arts Center no complexo do World Trade Center, localizado no Distrito Financeiro. O restaurante, projetado pelo Rockwell Group, tem 245 lugares e inclui uma sala de jantar voltada para a cozinha aberta, um terraço e um lounge no nível do lobby, todos ligados por um teto fluente de madeira sapele africana. O menu variado terá ostra ao estilo Flushing, Nova York, com molho XO e costela curta de wagyu cozida servida com um churro temperado com za’atar. O gerente do bar, Alexis Belton, do moderno cocktail lounge de Chicago, the Aviary, servirá versões divertidas dos clássicos, bem como um carrinho de martini móvel.
Abertura Prevista: Outubro
Four Twenty Five, Midtown
O incansável Vongerichten está expandindo sua presença em Nova York com este enorme restaurante de alta gastronomia de 14.000 metros quadrados na torre 425 Park Avenue, no espaço originalmente relacionado a Daniel Humm do Eleven Madison Park. Tanto opções à la carte quanto de menus degustação serão oferecidas, com pratos sazonais e centrados em vegetais que Vongerichten realçará com acentos internacionais. Apesar da imensidão do restaurante, haverá apenas 80 lugares na sala de jantar modernista e no mezanino, que oferece vistas da cozinha de 1000 metros quadrados. Um bar e lounge interligados com tetos de 45 pés servirão aos clientes excedentes.
Abertura prevista: final de outubro
Restaurante ainda sem nome de Don Angie, West Village
Cinco anos após lançarem seu sempre cheio Don Angie, os chefes proprietários Angie Rito e Scott Tacinelli têm um novo espaço para você experimentar sua inspiradora culinária ítalo-americana. O restaurante ainda sem nome será inaugurado no número 113 da Greenwich Ave., ao lado do Don Angie, como uma empresa conjunta com o operador da Quality Branded, Michael Stillman. Terá 55 lugares e oferecerá preparações de peixe cru, antipasti e massas caseiras. Não há informações sobre se o menu incluirá uma versão de seus rolinhos de lasanha assinatura ou a pizza de frango parmegiana de Tacinelli.
Abertura prevista: final do outono
Coqodaq, Flatiron
O especialista em churrasco coreano Simon Kim voltou sua atenção para o frango frito. Programado para abrir na 22nd Street a poucos passos do seu Cote com estrela Michelin, o restaurante e bar projetado pelo Rockwell Group apresentará padrões coreanos tradicionais e toques art nouveau, além de mesas de jantar comunitárias e assentos de banqueta adequados para famílias. O chef Seung Kyu Kim celebrará o prato clássico americano com toques coreanos e franceses.
Abertura prevista: Novembro
Sushi Sho, Midtown
Muitos especialistas consideram o Sushi Sho em Honolulu como a experiência de peixe cru e curado mais autêntica e inspiradora fora do Japão. Nakazawa está se mudando para Midtown Manhattan para abrir um balcão omakase (menu degustação) de 10 lugares, juntamente com um balcão privado de cinco lugares no canto da Fifth Avenue e 41st Street. (Seu aprendiz de 20 anos, Yasushi Zenda, continuará a operar a localização no Havaí.) A equipe de Nakazawa diz que o menu de Nova York será diferente do de Honolulu, onde o chef é conhecido por tratamentos edomae (estilo tradicional do sushi) como envelhecimento prolongado de frutos do mar e abastecimento hiperlocal (fornecedores próximos), como frutos do mar havaianos.
Abertura prevista: Dezembro
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Pessoas com deficiência criam microfones de US$ 11.000 para estrelas da música