Bloomberg — A XP (XP) contratou dois executivos seniores de vendas do Deutsche Bank e do Barclays em Nova York com o objetivo de dobrar seus negócios com clientes institucionais.
James Harvie, ex-co-responsável de vendas de mercados emergentes do Deutsche Bank, e Courtney Smith Helppie, que trabalhou em vendas de produtos de taxas de juros de mercados emergentes globais no Barclays, se juntarão à mesa macro da XP para clientes institucionais como sócios em outubro e setembro, respectivamente.
Os novos contratados venderão produtos brasileiros de renda fixa, câmbio e commodities.
“Procuramos o melhor em todo o mercado e decidimos investir para expandir nossa cobertura fora do Brasil”, disse Roberto Pilnik, responsável pela mesa macro institucional da XP, em entrevista.
“É um dos muitos passos que estamos planejando dar para expandir nossos negócios cobrindo fundos mútuos, seguradoras e fundos de pensão dos EUA dispostos a investir na América Latina.”
A XP quer ganhar participação de mercado de bancos como Goldman Sachs (GS), Bank of America (BAC) e Morgan Stanley (MS), ao atender fundos multimercados, seguradoras e gestoras dos EUA que investem no Brasil.
Em abril, a XP contratou Daniel Balaban, ex-diretor da Nomura, para sua mesa de mercado a termo sem entrega física de câmbio em Nova York. A XP foi registrada como dealer de swap na americana Commodity Futures Trading Commission em fevereiro.
A XP é a maior corretora brasileira em produtos de renda fixa e câmbio de balcão, disse Pilnik. A contratação de Marco Oviedo, ex-economista macro do Barclays especializado no México, anunciada em fevereiro, pode trazer oportunidades para oferecer novos produtos mexicanos, acrescentou Pilnik.
Helppie ingressou no Barclays em setembro de 2021 e anteriormente atuou como responsável pela venda de ativos de mercados emergentes no Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, de acordo sua página no LinkedIn. Ela também teve passagens pelo UBS e pela Merrill Lynch.
Harvie estava no Deutsche Bank em Nova York desde maio de 2017, responsável por finanças estruturadas, vendas e opções de câmbio para mercados emergentes, disse sua página no LinkedIn. Anteriormente, ele trabalhou no Deutsche Bank em Londres.
A receita bruta da XP no segundo trimestre foi de R$ 3,728 bilhões, dos quais cerca de R$ 385 milhões vieram de clientes institucionais, de acordo com suas demonstrações financeiras.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Empresa de Miami ocupa espaço deixado por bancos de Wall St na América Latina
CEO da Microsoft cita Gates e diz que verdadeiro impacto da IA não foi sentido