Noruega atrai visitação recorde com moeda mais fraca e calor europeu

País nórdico com fama de custo de vida mais alto atrai recorde de estrangeiros em ano em que a coroa enfraquecida torna os preços locais mais acessíveis para os turistas

Vista de Oslo, capital da Noruega: país experimenta recorde de visitação com queda da moeda local (Foto: Odin Jaeger/Bloomberg)
Por Ott Ummelas
28 de Julho, 2023 | 08:10 PM

Bloomberg — O turismo norueguês prospera depois que uma coroa mais fraca tornou o famoso país nórdico mais barato para visitar e uma onda de calor no sul da Europa aumentou o fascínio de um clima mais frio.

As pernoites no país nórdico por estrangeiros em junho atingiram um recorde naquele mês, com 1,62 milhão de visitantes do exterior, depois que um recorde semelhante já havia sido registrado em maio, segundo dados do Statistics Norway divulgados nesta sexta-feira (28).

O número total de pernoites, incluindo visitantes domésticos, também foi o maior já registrado em junho, informou o escritório, o que inclui a capital Oslo e destinos de natureza.

“A coroa enfraquecida e noruegueses e estrangeiros amantes de viagens deram à indústria hoteleira um bom começo de verão”, disse Sindre Torgals, consultor sênior do órgão de estatísticas, em comunicado.

PUBLICIDADE

O enfraquecimento da moeda norueguesa durante a maior parte deste ano provou ser uma bênção para a indústria hoteleira, que já havia voltado perto de seus picos de ocupação pré-Covid no ano passado, atraindo estrangeiros com seus fiordes, montanhas e geleiras cênicas. A indústria local do turismo tem usando isso como uma ferramenta de marketing.

“A Noruega não é mais um dos países mais caros da Europa”, disse o escritório de viagens oficial do país, o Visit Norway, em uma campanha iniciada em março, que busca atrair turistas de países como a Alemanha e a vizinha Suécia para aproveitar a coroa fraca. A Noruega tem uma reputação de preços exorbitantes.

Os alemães foram os que mais pernoitaram em junho, seguidos por holandeses e americanos, disse o órgão de estatísticas. Por outro lado, pesquisasmostram que muitos noruegueses estão optando por férias domésticas, já que a coroa torna as viagens ao exterior mais caras para eles.

Embora a coroa permaneça com o segundo pior desempenho deste ano na esfera do G10 (grupo de dez das maiores economias do mundo), atrás apenas do iene - principalmente devido a um diferencial de juros em queda na comparação com outros bancos centrais e a um preço do petróleo mais fraco -, ela tinha o maior ganho para o último mês. Isso aconteceu depois que o banco central norueguês elevou as taxas em meio ponto e os dados mostraram uma expansão econômica contínua.

Neste mês, o euro se aproximou de 12 coroas norueguesas, versus um patamar médio na casa de 10 coroas noruegueses ao longo de 2022.

O número de pernoites de estrangeiros é o mais alto desde pelo menos 2010, e provavelmente o mais alto de todos os tempos, de acordo com o escritório de estatísticas.

A Noruega não foi afetada por uma onda de calor que assolou os países do sul do continente, o que aumentou a sua atratividade como destino de quem quer fugir das altas temperaturas.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Turismo Malbec: crise argentina atrai vizinhos com esqui, carne e vinhos baratos

Este país tem o passaporte mais poderoso do mundo; Brasil fica fora do top 10