Amsterdã proibirá navios de cruzeiro para controlar turismo e poluição

Capital holandesa atrai mais de um milhão de turistas mensalmente, superando sua população de pouco mais de 800 mil habitantes

Navio de cruzeiro em Amsterdã, capital holandesa
Por Cagan Koc
23 de Julho, 2023 | 05:34 PM

Bloomberg — A cidade de Amsterdã votou pela proibição de navios de cruzeiro em um esforço para reduzir o fluxo de turistas e a poluição causada por navios gigantes.

A Câmara Municipal da capital holandesa aprovou na quinta-feira (20) uma decisão para restringir navios jumbo de atracar na cidade e pretende fechar seu terminal central de embarcações de cruzeiro, de acordo com um porta-voz do município.

O cronograma e os detalhes da implementação serão decididos após consultas com várias partes interessadas, disse o porta-voz.

“Os cruzeiros poluentes não estão de acordo com as ambições sustentáveis de Amsterdã”, disse Ilana Rooderkerk, líder local do partido progressista D66, que apresentou a moção. “Navios de cruzeiro no centro da cidade também não se encaixam na tarefa de combater o turismo de massa.”

PUBLICIDADE

Amsterdã tem um dos maiores portos de cruzeiros da Europa, hospedando centenas de meganavios e cerca de 700 mil passageiros de cruzeiros a cada ano. O país possui outros terminais de cruzeiros em Rotterdam e IJmuiden.

A decisão ocorre em meio a uma pressão mais ampla ao fluxo de turistas e à sensação de perturbação que eles trazem para Amsterdã, uma cidade famosa por seu bairro da luz vermelha e cafés que vendem maconha.

A prefeita Femke Halsema está liderando uma campanha para desencorajar os visitantes de tirar o que ela chamou de “férias da moral”.

Amsterdã atrai mais de um milhão de turistas em média todos os meses, superando sua população de pouco mais de 800.000. Halsema está determinada a mudar permanentemente o equilíbrio econômico entre residentes e turistas e repensar a imagem de Amsterdã como um ímã para turistas em busca de sexo e drogas.

No início deste ano, a Câmara Municipal proibiu o fumo de maconha ao ar livre no bairro da luz vermelha. Em março, as autoridades da cidade também lançaram um esforço online direcionado a jovens britânicos em uma campanha “Stay Away”, destinada a impedir que visitantes turbulentos invadissem a cidade.

O governo da Itália introduziu medidas em 2021 para proibir grandes navios de cruzeiro na lagoa histórica de Veneza para proteger o local do turismo de massa.

Seis hotéis no sudeste asiático que se destacam na recuperação do turismo

Guerra de herdeiros divide família bilionária que opera o aeroporto de Londres